O ambiente de aprendizagem online é uma das principais ferramentas do ensino a distância e da modalidade híbrida. De maneira geral, pode ser definido como o espaço virtual onde os alunos acessam os conteúdos das aulas e conseguem interagir com seus professores e colegas.
Sabemos que a demanda por transformação digital tem crescido exponencialmente no mundo educacional. Não somente a pandemia inspirou a necessidade de digitalização, mas também a própria revolução da indústria e mudanças no comportamento de toda a sociedade.
O que isso significa? Mesmo antes da crise, os alunos que chegavam às universidades demandavam por novos fluxos de aprendizagem. Em um contexto, porém, que o ensino online foi a única maneira de manter o processo educacional para milhões de estudantes, essas iniciativas foram aceleradas.
Nesse cenário, a adoção de um ambiente de aprendizagem online se tornou ainda mais necessária e vem representando um diferencial competitivo entre as instituições de ensino que estão preparadas para o futuro e aquelas que não.
Além de garantir maturidade digital para as IES, essa ferramenta pode promover uma série de benefícios, como:
- Aumenta o engajamento do aluno em sala de aula;
- Facilita a interação entre professores e alunos;
- Simplifica a implementação de metodologias inovadoras;
- Facilita o trabalho do professor;
- Valoriza a aprendizagem personalizada;
- Aumenta a autonomia do aluno;
- Permite uma gestão da aprendizagem mais estratégica;
- Reduz a evasão de matrículas;
- Aumenta a prospecção de novos estudantes.
Nesse cenário, veja abaixo algumas dicas de como otimizar o ambiente de aprendizagem online e adotar a melhor ferramenta para a sua IES.
Você pode se interessar: Literacia Digital: um guia completo
Como otimizar o ambiente de aprendizagem online nas IES?
Para garantir a adoção de um ambiente de aprendizagem online robusto e otimizado, algumas iniciativas são fundamentais, como:
Valorize a experiência e protagonismo do aluno
Citamos anteriormente que o novo perfil de aluno mudou. Antigamente, os estudantes estavam satisfeitos em aprender de uma maneira vertical, em que o conhecimento era repassado pelos professores e as aulas eram ministradas de forma tradicional.
Atualmente, porém, essas táticas não funcionam mais, isso porque os estudantes anseiam por um processo horizontal de construção do conhecimento, em que eles participam ativamente desse fluxo e possuam autonomia para melhorar seu aprendizado.
Por essa razão, para otimizar o ambiente de aprendizagem online, as instituições de ensino precisam valorizar o protagonismo dos alunos e considerar a experiência desses estudantes no mundo digital.
Adote metodologias ativas
Não é possível possuir uma ferramenta de gestão da aprendizagem otimizada sem a adoção de metodologias ativas.
De maneira prática, essas iniciativas podem ser definidas como mecanismos que facilitam a construção do conhecimento e tornam esse processo mais interativo.
Algumas das principais metodologias que devem ser implementadas nas instituições de ensino do futuro são: gamificação, ensino baseado em jogos, sala de aula invertida, ensino baseado em projetos e ensino baseado em competências.
Veja também: Por que apenas o vídeo não é o suficiente para desenvolver uma estratégia de sala de aula virtual
Implemente um modelo de ensino personalizado
Outro ponto importante, sem dúvidas, é a adoção de um modelo de ensino personalizado
ao perfil e necessidades dos seus alunos.
Para isso, levante informações acerca dos seus estudantes antes da implementação da plataforma, o que inclui preferências, facilidades e dificuldades.
Em um segundo momento e com o auxílio das metodologias ativas, crie trilhas de aprendizagem customizadas e adeque os conteúdos das aulas com base na performance dos alunos.
Lembre-se que o processo de ensino do futuro não é marcado mais pelo tempo e sim pela facilidade do próprio estudante de reter informações. Ou seja, um aluno que já possui conhecimentos prévios ou consegue desenvolver novas habilidades rapidamente, pode seguir de maneira facilitada o seu caminho da aprendizagem.
Por outro lado, se o estudante apresentar alguma dificuldade, ele pode receber materiais de apoio, conteúdos extras e outros tipos de exercícios para conseguir suprir esse gap e não impactá-lo negativamente no futuro.
Defina e acompanhe indicadores
Os indicadores-chave de desempenho, mais conhecidos como KPIs ou Key Performance Indicators, são métricas que facilitam o acompanhamento da performance do estudante e podem tornar a gestão da aprendizagem muito mais estratégica.
Ao definir indicadores, a sua instituição de saúde também consegue analisar sinais de evasão (como pouco engajamento nas aulas) e implementar medidas paliativas antes mesmo que os alunos sejam prejudicados.
Além disso, esses KPIs ajudam a melhorar cada vez mais o processo de ensino, disposição de conteúdos na plataforma, layout, tipos de materiais e outros detalhes, de modo a promover aos estudantes sempre as melhores experiências de aprendizagem online.
Nesse sentido, analise a sua instituição e defina algumas métricas que precisam ser acompanhadas periodicamente tanto pelos gestores educacionais, quanto pelos próprios professores.
Se atente no momento de escolher o melhor provedor
Por fim, não podemos falar sobre o ambiente de aprendizagem online sem citar a importância de escolher a ferramenta certa para a sua instituição de ensino.
Antes de implementar uma plataforma, analise os recursos disponíveis, possibilidades de integração e como a ferramenta valoriza a experiência do usuário.
Assim como, verifique se o sistema é responsivo e se adapta a dispositivos móveis, os tipos de conteúdos que suporta e como funcionam os relatórios.
Opte por uma tecnologia flexível, dinâmica, inovadora e adaptável. Além disso, escolha um provedor que ofereça todo o suporte para a sua instituição, desde o planejamento até a sustentação da ferramenta.
Conheça a Plataforma Brightspace!
A Plataforma Brightspace é um ambiente de aprendizagem online acessível e ágil. Permitindo a criação de cursos e treinamentos no mundo virtual, a Plataforma Brightspace facilita a adoção de diversas metodologias e oferece recursos inovadores.
Dentre os principais benefícios que a Brightspace oferece à sua instituição estão:
- Possui um layout intuitivo e responsivo;
- Simplifica a criação de trilhas de aprendizagem personalizadas;
- Conta com os agentes inteligentes, que simplificam a interação com os estudantes;
- Garante uma gestão da aprendizagem baseada em dados por meio da emissão de relatórios completos e acompanhamento do aluno em tempo real.
Com a Plataforma Brightspace, a sua instituição consegue se adequar ao momento atual e se preparar para o futuro da educação, implementando um processo de aprendizagem mais dinâmico e personalizado.
Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita.
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly