A utilização de estratégias de ensino híbrido tornou-se tendência no mundo da educação nos últimos anos. O motivo que evidencia a questão é de que esse modelo pode trazer resultados mais concretos para alunos e professores.
Também conhecida como blended learning, essa estratégia possibilita o equilíbrio entre momentos de ensino presenciais e por meio de iniciativas digitais.
Na prática, esse processo de ensino se apoia no melhor que cada uma das modalidades tradicionais tem a oferecer.
Com isso, o aluno tem acesso à flexibilidade do EAD, o que permite estudar segundo sua agenda e no seu próprio ritmo, e a profundidade e potência dos encontros presenciais com os professores e outros colegas.
Essa inovação possibilita a prática dos ensinamentos de uma possível Universidade do Futuro, que deve ser focada em oferecer um ensino mais personalizado para cada estudante, além de preparar todos os alunos com as competências pedidas no mercado de trabalho.
Mas o que fazer para planejar uma adaptação eficiente ao ensino híbrido? Para responder essas perguntas, nós, da D2L, preparamos um guia completo. Confira:
As vantagens do ensino híbrido para alunos e professores
O ensino híbrido pode ser bem aproveitado por todos os estudantes de universidades e outras instituições de ensino.
Um estudo do Center for Digital Education, inclusive, disse que 73% dos educadores acreditam que a aplicação dessa modalidade pode aumentar o engajamento dos estudantes.
Para isso, entretanto, é indispensável pensar em maneiras de potencializar tanto os momentos presenciais quanto aqueles em que há a comunicação pela internet.
Atividades práticas, como é o caso de projetos e oficinas, por exemplo, facilita o aprendizado quando o grupo de alunos está próximo fisicamente, pois essa condição simplifica a interação e promove maior aprofundamento nos temas.
Quando há a necessidade de reuniões online, por sua vez, pode-se utilizar planos de ensino mais expositivos considerando, sempre, a possibilidade de implementar dinâmicas que tornem os conteúdos mais claros para os estudantes.
Ademais, essa alternativa democratiza o acesso ao ensino, uma vez que permite que mesmo pessoas que moram longe das instituições de ensino ou tenham uma carga horária disponível também participem das aulas.
Os desafios do Ensino Híbrido na pandemia
Em um cenário no qual há maior necessidade de distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus, faz-se necessário tomar uma série de cuidados para fazer o retorno às escolas e universidades de uma maneira mais segura.
Além da necessidade do uso de máscara e a aplicação constante do álcool em gel, é preciso também considerar a volta somente se houver a autorização dos órgãos reguladores, como os governos municipais e estaduais.
Vale ressaltar que, segundo estudo da Tríade Educacional, 20% dos entrevistados afirmaram que a melhor maneira de fazer o retorno às aulas presenciais seria justamente seguindo o ensino híbrido.
Um passo importante para uma aplicação do ensino híbrido é ter a consciência de que esse modelo exige um planejamento completo, como o oferecimento de treinamentos para os professores terem as habilidades necessárias.
Entre os conhecimentos mais importantes para os docentes nesses casos estão a familiaridade com novas tecnologias e plataformas. Ademais, o desenvolvimento de dinâmicas de ensino adequadas para os meios digitais é primordial.
Dessa maneira, é possível ter maior êxito e gerar um aprendizado contínuo dos alunos, promovendo internamente os conceitos da Universidade do Futuro.
Baixe também o nosso E-book: Ensino Híbrido e das Metodologias Ativas
Como a D2L pode oferecer as ferramentas para aplicar o ensino híbrido
Para ter sucesso na aplicação do ensino híbrido, é preciso assegurar que a plataforma educacional utilizada para as interações com os alunos seja de fácil acesso, simples e com todas as ferramentas necessárias para engajar a turma.
Nesse sentido, as soluções oferecidas pela D2L são perfeitas para atender as necessidades e promover a melhor experiência de estudo possível e, dessa maneira, possibilitar a modificação da instituição de ensino para a Universidade do Futuro.
A Brightspace, nossa plataforma digital consolidada no mercado, conta com tecnologia de ponta pensada para solucionar as dificuldades que alunos e professores enfrentam na educação a distância.
Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte com o apoio da nossa equipe!
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly