Para muitos professores e educadores, conseguir motivar os alunos do ensino fundamental com o uso de tecnologias ainda pode ser um desafio muito grande.
Afinal, manter a atenção dos estudantes, sobretudo os da nova geração não é uma tarefa fácil, principalmente nos dias de hoje, em que a informação chega na velocidade da luz.
Também precisamos levar em conta o fato deles terem diversos outros atrativos disponíveis na palma de suas mãos, como por exemplo, celulares, tablets, ipods, e-readers, etc.
Não é à toa que muitos educadores acreditam, erroneamente, que a tecnologia atrapalha o aprendizado. E, se por acaso, você é um deles, te convidamos a olhar para esse recurso de outra forma, com um olhar mais positivo e incentivando o uso correto dessa ferramenta.
Isso porque contemplar os interesses dos alunos e promover o uso consciente e equilibrado da tecnologia é uma atitude capaz de motivar a aprendizagem e engajar o conhecimento. Melhorando, consequentemente, o nível de satisfação de todos os envolvidos no processo.
Portanto, se você precisa montar um plano de aula para motivar os alunos do ensino fundamental através do uso da tecnologia, continue a leitura e descubra como fazer isso!
Use temas da atualidade para motivar os alunos do ensino fundamental
Diferentemente do que muitos pensam, a tecnologia é sim um grande fator de motivação.
Além disso, dá para falar de inovações tecnológicas e científicas relacionando-as às principais matérias do dia a dia. De forma muito mais interessante e engajadora.
Quer saber como? Então imagine, por exemplo, um plano de aula que relaciona inteligência artificial e biologia, mostrando as aplicações práticas dessa tecnologia nos estudos biológicos, ou um plano de aula que traz os algoritmos das redes sociais durante os estudos de física e matemática.
Viu só? Com um pouco de criatividade dá para fazer inúmeras ligações.
Isso mostra que existem sim diversas maneiras de envolver a tecnologia no processo de ensino, visando, dessa forma, motivar os alunos do ensino fundamental.
Além disso, com o apoio direto deste auxílio, os professores e educadores podem deixar a aula muito mais interessante e, o mais importante, mostrar como aquele conteúdo, que muitas vezes parece além da nossa realidade, tem uma aplicação prática no dia a dia.
Transforme a teoria em experiências interessantes
Você já ouviu falar no conceito de sala de aula invertida?
De forma geral, nesse conceito, são os alunos que vão debater sobre um determinado assunto. Para isso, no entanto, o educador precisa, primeiro, levar para a sala um tema interessante, que possa levantar opiniões diversas, trazer diferentes pontos de vista e ampliar o conhecimento. Valorizando, dessa forma, o senso crítico de cada aluno.
Em seguida, em casa, os alunos precisarão pesquisar mais sobre o assunto e se atualizar sobre dados e fontes que, de alguma forma, darão o embasamento às suas opiniões.
Depois disso, é só implementar esse conceito na prática.
Para isso, você pode, por exemplo, dividir os alunos em grupos e fazer um júri simulado. O importante mesmo é haver um debate entre os pontos que serão trazidos por eles.
Incentivando assim uma troca rica e potente de conhecimento.
Use os itens tecnológicos ao seu favor
Já pensou na possibilidade de motivar os alunos do ensino fundamental com celulares?
Usar a tecnologia em sala de aula é fundamental para prender a atenção dos estudantes e conseguir atingir assim níveis maiores de engajamento.
Além disso, existem diversos aplicativos interativos e gratuitos que os alunos podem utilizar para aprender brincando. Além de aumentar seu nível de satisfação pessoal com a aula.
O Duolingo, por exemplo, é um ótimo auxiliar para os professores de idiomas. Isso porque ele funciona tanto para smartphones, quanto para tablets, notebooks e computadores.
E se quiser motivar ainda mais os estudantes, você pode criar uma espécie de competição com os alunos para incentivar o uso do aplicativo diariamente, mesmo fora da sala de aula.
É possível também utilizar vídeos do YouTube para esclarecer melhor um determinado assunto, trazer recomendações da Netflix ou até mesmo indicar alguns perfis de estudos para os seus alunos no Instagram. Ou seja, opções inovadoras e divertidas não faltam.
Viu só? A tecnologia consegue proporcionar inúmeras alternativas para o aprendizado e, por isso, ela pode (e deve!) ser usada para motivar os alunos do ensino fundamental.
Como usar os dados a seu favor?
Sabemos que o mercado educacional está cada vez mais inovador e exigente.
Diferentes instituições estão adotando novas tecnologias com o objetivo de não somente ganhar diferencial competitivo, mas também de se adequar às necessidades dos alunos.
Afinal, são as experiências deles que vão ditar o futuro da educação.
No entanto, o problema dessa corrida pela transformação digital é que nem todas as instituições já estão preparadas para lidar com a inovação. Enfrentando assim dificuldades no planejamento de ações e até mesmo na falta de recursos digitais e criativos.
Nesse cenário, a D2L resolveu realizar uma pesquisa com mais de 500 gestores educacionais com o objetivo de mapear todos os desafios que impedem a inovação na educação e reuniu, no infográfico abaixo, os principais resultados desse levantamento.
Leia na íntegra e descubra como utilizar esses dados ao seu favor!
Esperamos que esse material ajude você a identificar e corrigir os gargalos internos, assim como te mostre como acelerar a transformação digital dentro da sua instituição de ensino.
E lembre-se: se precisar de ajuda, conte conosco!
Como a Plataforma Brightspace, da D2L, pode ajudar a sua instituição a motivar os alunos do ensino fundamental?
Para aqueles que não sabem, a Plataforma Brightspace pode auxiliar a sua instituição a motivar os alunos da nova geração, através da implementação da aprendizagem móvel.
Já que essa ferramenta consiste em um sistema de gestão da aprendizagem completo, intuitivo e responsivo. A Plataforma Brightspace também é adaptável a qualquer dispositivo e valoriza a experiência do usuário, simplificando a navegação do aluno dentro do software.
Contando com diversos recursos inovadores e tecnológicos, a nossa ferramenta ainda permite a personalização completa dos fluxos de ensino, assim como o uso de metodologias ativas, propondo um fluxo de aprendizagem muito mais fácil e dinâmico.
Além disso, a nossa plataforma conta com diversas ferramentas robustas de gestão e dashboards detalhados, que viabilizam a visualização da performance do estudante em tempo real e geram insights de melhorias nos processos educacionais, de acordo com as necessidades de cada aluno. Otimizando, dessa forma, o nível educacional como um todo.
Por fim, a Plataforma Brightspace também pode ajudar a sua instituição a se adequar à nova realidade do mercado educacional de maneira simplificada e muito mais acessível, oferecendo rápida implementação e suporte completo de um time técnico qualificado.
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly