Ir para o conteúdo principal

FECAF – Faculdade Capital Federal oferece micro credenciais para alunos e professores para aumentar o engajamento

Conheça a FECAF

Cliente

FECAF

Plataforma
  • D2L Brightspace

Localizada em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, a FECAF possui em torno de 6 mil alunos no ensino presencial e 1.500 no EAD, oferecendo cerca de 10 cursos de graduação e 67 de pós-graduação no ensino a distância, além de mais de 20 cursos de graduação presenciais. Atualmente, a FECAF ocupa uma posição de destaque quando o assunto é qualidade e bom desempenho, entre as 18% das faculdades com notas mais altas do IGC do MEC, com 4.

Solução

  • Implementação da PlataformaBrightspace;
  • Integração da PlataformaBrightspace para emissão decertificações (badge) validadas;
  • Personalização do layout daplataforma.

 

Resultados

  • Aumento do engajamento eretenção dos alunos;
  • Melhorias na motivação do corpodocente;
  • Adequação às necessidades domercado de trabalho e maioreschances de empregabilidade.

A Brightspace se destacou, a primeiro momento, pela questão da usabilidade e por possuir uma interface amigável. O segundo ponto foi a possibilidade de o aluno usar aplicativo para celular, que chamou a nossa atenção. O terceiro foi as opções de integração e, claro, o valor também era muito interessante”

Leandro Ortunes, Diretor de Educação a Distância da FECAF

Nosso desafio

Como uma instituição relativamente nova, a FECAF não contava com ferramentas tecnológicas adequadas para medir o desempenho do estudante e monitorar sinais de evasão e engajamento dos alunos no ensino a distância.

Esse cenário foi o principal motivo para que a FECAF tomasse a decisão de investir em tecnologia e buscasse no mercado maneiras inovadoras de engajar os alunos. Além da implementação de uma plataforma de aprendizagem, a faculdade procurava formas de propor cursos mais adequados às necessidades do mercado de trabalho.

“Nós vimos um movimento no LinkedIn muito forte de pessoas compartilhando credenciais que eram certificadas”, nos conta Leandro Ortunes, Diretor de Educação a Distância da FECAF, que percebeu uma oportunidade única de transformação dos fluxos internos da faculdade. Leandro nos conta que a FECAF queria iniciar um projeto inovador e implementar uma tecnologia que os ajudasse a se adequar não apenas ao momento atual, mas também fosse escalável para suportar inovações no futuro. “A FECAF sempre teve uma preocupação muito grande com atualizações, principalmente na questão de tecnologia, não apenas educacional, mas sim uma tecnologia que esteja alinhada ao mercado”, conclui.

man on phone

Solução proposta

A D2L começou uma relação com a FECAF em 2018. “A Brightspace se destacou, a primeiro momento, pela questão da usabilidade e por possuir uma interface amigável. O segundo ponto foi a possibilidade de o aluno usar aplicativo para celular, que chamou a nossa atenção. O terceiro foi as opções de integração e, claro, o valor também era muito interessante”, nos conta Leandro.

Nessa época, a D2L auxiliou a FECAF na implementação de um projeto piloto para os cursos presenciais por meio da Brightspace. A ideia dessa iniciativa era propor aos alunos disciplinas online e, com isso, adotar um modelo de ensino mais voltado para o híbrido.

O programa piloto deu tão certo que, pouco tempo depois, em 2019, a FECAF já adotava a Brightspace também para todos os cursos à distância. “Hoje o nosso AVA não é mais só onde hospedamos as nossas aulas, mas também onde controlamos, fomos capazes de aumentar os níveis de retenção e evasão, as poderosas ferramentas de análise de dados nos dão a possibilidade de ver com qual formato de conteúdo os alunos mais engajam e, através da plataforma, também certificamos os estudantes”, relata Leandro.

Outra solução proposta foi a micro certificação. Nesse modelo inédito no Brasil e muito inovador, ao concluir módulos ou disciplinas específicas, o aluno recebe um selo (chamado de badge) e tem a possibilidade de compartilhá-lo nas redes sociais, como no LinkedIn, por exemplo. Nesse cenário, uma empresa consegue validar aquela competência do aluno por meio de um servidor, que autentica a certificação. A FECAF começou esse projeto de certificação com um curso de formação para os seus professores e contou com o auxílio da D2L, que possui essa tecnologia como uma solução nativa. Como resultado, 97% do corpo docente se engajou com as iniciativas e recebeu o badge. Atualmente, a FECAF certifica todos os alunos de engenharia e arquitetura nas disciplinas de tecnologias e projetos. A estimativa é que sejam gerados 360 certificados no primeiro semestre de 2021 e mais 360 no semestre seguinte. Além disso, a FECAF tem como objetivo para o futuro implementar esse modelo de certificação em todas as disciplinas que envolvam tecnologia e liberar mais de 12 mil badges.

man on phone

Resultados gerados

Com uma infraestrutura de aprendizagem robusta, a FECAF pôde não apenas proporcionar aos seus alunos cursos mais inovadores, mas também um ambiente de aprendizagem mais intuitivo, simples de usar, responsivo e com alta disponibilidade. “A Brightspace é uma plataforma que nunca sai do ar, toda vez que o meu aluno entra, ela está funcionando adequadamente”, afirma Leandro.

Além do novo modelo de aprendizagem para o ensino regular, a implementação da micro certificação também gerou resultados satisfatórios, aumentando o engajamento do aluno nas aulas e o rendimento nas disciplinas, visto que, para obter o badge, o estudante precisa atingir um desempenho de 90% no módulo.

Outro ponto destacado por Leandro foi a alta empregabilidade. Ao certificar os alunos com base nas competências já desenvolvidas, os estudantes conseguem aproveitar esses selos para se destacarem no mercado de trabalho e validarem que já possuem determinados conhecimentos, não precisando, necessariamente, esperar o término de todo o curso para alcançar boas oportunidades de trabalho.

Para Leandro, o badge está descolado do padrão acadêmico de aprovação e reprovação, trata-se de um modelo mais dinâmico e adequado ao futuro, tanto da educação superior quanto do mercado de trabalho, isso porque garante ao aluno autonomia e flexibilidade, sem deixar de lado aspectos como a qualidade do aprendizado.

Diante disso, Leandro ainda destaca que a D2L não apenas supre todas as demandas de tecnologia educacional que a FECAF possui hoje, mas também os auxilia a enxergar caminhos ainda mais inovadores para o futuro.

man on phone

A Plataforma Brightspace é um sistema de gestão da aprendizagem completo, que permite a criação e hospedagem de cursos no mundo digital. Com um layout totalmente personalizável, a Plataforma Brightspace facilita a implementação de metodologias ativas e conta com os agentes inteligentes, que possibilitam uma interação customizada com os estudantes. Além disso, a Plataforma Brightspace conta com ferramentas inovadoras de gerenciamento, que viabilizam o acompanhamento completo do aluno, desde o desempenho acadêmico, até acessos no sistema, o que permite identificar com agilidade possíveis sinais de evasão.

A Plataforma Brightspace promove à sua instituição dinamismo, qualidade, flexibilidade e transformação digital, aspectos cruciais para se destacar no mercado e se preparar para o futuro.

Sobre a D2L

A D2L possui mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia educacional e, desde a sua fundação, trabalha ativamente no seu único objetivo: democratizar o acesso à educação por meio da inovação tecnológica. Atualmente, contamos com mais de 750 profissionais espalhados pela América, Europa, Oceania e Ásia.

colegio positivo
Ver a seguir

Colégio Positivo – Colégio Positivo usa a tecnologia para expandir a educação a distância e revolucionar a história da instituição

Desafios A pandemia trouxe um profundo desafio para diversas instituições de ensino espalhadas pelo mundo e o Colégio Positivo foi uma delas. Com a necessidade de fechamento das escolas para...

Hello,

Would you like to visit a page that exists in your region?

Take me there