Com a mudança de cenário em razão da pandemia, todas as IES tiveram que migrar seu conteúdo para o online em um curto espaço de tempo, e agora, retornando ao presencial, há novas reflexões sobre a aprendizagem e o que é educação híbrida.
Ainda que o ensino presencial seja a maioria em matrículas segundo a Semesp, o Mapa do Ensino Superior de 2021 mostra o aumento do percentual de matriculados nos cursos EAD. O mesmo estudo demonstra o grande número de evasão de alunos que não tinham apoio financeiro, como Prouni e Sisu, e que não conseguiram pagar as mensalidades.
Levando-se em consideração esses dados, o EAD foi uma alternativa e é ainda para as pessoas que têm dificuldade de cursar o ensino superior presencial, como ficou mais evidente com a crise sanitária. Logo, fica mais difícil se manter na cidade universitária, ainda mais sem apoio financeiro e os agravantes econômicos.
A fim de propor uma solução que se adapte a realidade dos alunos das IES, a seguir será descrito o que é educação híbrida e como ela pode ajudar a reter os alunos nas universidades.
O que é educação híbrida?
O que é educação híbrida está intimamente ligado à combinação de atividades presenciais e online como método de ensino. Por meio da educação a distância, o aluno não necessita se locomover à universidade sempre, e ao mesmo tempo, não lhe tira a experiência presencial, alternando para tornar a aprendizagem mais enriquecedora.
Com intuito de reter os alunos na universidade, a educação híbrida vem ao encontro dos jovens que são impossibilitados de frequentar integralmente o ensino presencial, de forma que dá mais flexibilidade para que a educação mantenha a qualidade de ensino mesmo que a distância.
A educação híbrida tem vantagens, como por exemplo:
Flexibilidade das aulas
Através da educação híbrida, o aluno consegue fazer sua grade curricular e alternar as aulas para que se ajustem no seu horário. Por meio de uma plataforma de aprendizagem, os professores conseguem interagir melhor com os alunos e incentivá-los a desenvolverem suas habilidades e competências.
Uso de tecnologias
A plataforma de aprendizagem e as novas ferramentas do sistema moderno permitem que o desempenho dos alunos seja monitorado e atualizado por métricas. Assim, os alunos e professores conseguem identificar as principais dificuldades para aprimorá-las.
Além disso, pela educação híbrida, é possível desenvolver parte da aprendizagem móvel. Esse método garante que o estudante consuma conteúdo pelos dispositivos móveis, o que é um facilitador já que o percentual de consumo pelos aparelhos aumentou ao longo do anos.
Metodologias ativas
Por meio da educação híbrida, as IES conseguem implementar metodologias ativas em que os alunos são protagonistas da sua educação. Diferente do que já foi anos atrás, onde o professor era o único detentor do conhecimento, era transmitido tudo de forma vertical e o aluno era somente um receptor passivo, agora com as novas metodologias, o aluno define ao seu modo como construir o conhecimento junto do professor.
Há metodologias ativas que definem bem o que é a educação híbrida.
- Sala de aula invertida;
- Gamificação;
- Trilhas de aprendizagem;
- Educação baseada em competências.
Retenção de alunos
Em razão das metodologias ativas e da plataforma de aprendizagem responsiva, todo o grupo acadêmico se sente mais confiante para interagir no sistema.
Um dos principais desafios das plataformas são a lentidão e a demora nas respostas. Isso prejudica a gestão de dados e causa irritação no corpo estudantil e docente. A otimização dos processos garante que haja mais engajamento por parte dos alunos e professores pela agilidade do sistema e pelos feedbacks mais criteriosos.
Como implementar a educação híbrida nas IES?
Para implementar e entender com profundidade o que é a educação híbrida, é necessário investir em uma plataforma que otimize as métricas de desempenho dos estudantes e permita que os professores também interajam com facilidade para postar seus conteúdos.
Também será necessário o treinamento dos professores e alunos para que se adaptem da melhor forma às novas tecnologias e ferramentas que possibilitem a educação híbrida.
Ainda, é necessário estruturar todo o plano pedagógico para que se habilite a uma educação combinada, ou seja, que permita atividades presenciais e online e haja o monitoramento e avaliação das partes.
Logo, o que é educação híbrida e como implantá-la nas IES veio para ficar. As tendências dentro da educação promovem mais interação digital, de modo que é necessário o uso de novas tecnologias e metodologias ativas para reter mais alunos e melhor o ROI (retorno sobre investimento).
Através da educação híbrida ainda, além de dar mais liberdade para os estudantes decidirem sua a forma de aprenderem, também diminui a evasão de alunos no ensino superior, principalmente aqueles que não podem se locomover para a cidade da universidade em período integral e presencial.
Como a Plataforma Brightspace, da D2L, pode ajudar a sua instituição a motivar os alunos do ensino fundamental?
Para aqueles que não sabem, a Plataforma Brightspace pode auxiliar a sua instituição a motivar os alunos da nova geração, através da implementação da aprendizagem móvel.
Já que essa ferramenta consiste em um sistema de gestão da aprendizagem completo, intuitivo e responsivo. A Plataforma Brightspace também é adaptável a qualquer dispositivo e valoriza a experiência do usuário, simplificando a navegação do aluno dentro do software.
Contando com diversos recursos inovadores e tecnológicos, a nossa ferramenta ainda permite a personalização completa dos fluxos de ensino, assim como o uso de metodologias ativas, propondo um fluxo de aprendizagem muito mais fácil e dinâmico.
Além disso, a nossa plataforma conta com diversas ferramentas robustas de gestão e dashboards detalhados, que viabilizam a visualização da performance do estudante em tempo real e geram insights de melhorias nos processos educacionais, de acordo com as necessidades de cada aluno. Otimizando, dessa forma, o nível educacional como um todo.
Por fim, a Plataforma Brightspace também pode ajudar a sua instituição a se adequar à nova realidade do mercado educacional de maneira simplificada e muito mais acessível, oferecendo rápida implementação e suporte completo de um time técnico qualificado.
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly