Desenvolver um programa de capacitação profissional traz vários benefícios para as empresas. Afinal, ao utilizar esta estratégia, é possível ter funcionários mais qualificados, aumentar a produtividade da equipe, melhorar a retenção de talentos e diminuir a rotatividade.
Ficou interessado em implementar um programa de capacitação profissional na sua organização, mas está com dúvidas sobre como fazê-lo? Neste texto, você aprenderá 5 dicas de como criar cursos e treinamentos eficientes e personalizados para os seus colaboradores. Acompanhe!
1. Tenha metas e objetivos claros
É muito importante estabelecer metas e objetivos para o seu programa de capacitação profissional. Sem isso, os colaboradores não saberão o que estudar e qual a importância desses assuntos para seu próprio desenvolvimento profissional, bem como para o crescimento da empresa.
Mas como determinar as metas e direcionar os cursos? Neste sentido, vale a pena prestar atenção nas dificuldades e dúvidas frequentes dos funcionários. Assim, uma complicação em realizar certa atividade ou utilizar uma ferramenta nova pode ser um ótimo tema para cursos e treinamentos.
2. Incentive a curiosidade e o aprimoramento
Os funcionários podem mostrar certa relutância em afirmar que possuem dificuldade em certas atividades ou dúvidas em assuntos relacionados ao trabalho. Afinal, isso poderia colocar em cheque a sua competência profissional.
Para mudar essa mentalidade, procure incentivar a curiosidade e a procura por aprimoramento profissional. Ao inserir essas características nos valores da empresa, os colaboradores se sentirão mais à vontade para realizar perguntas e serão muito mais receptivos a cursos e outros tipos de treinamentos.
3. Use ferramentas online
Utilizar plataformas online é uma ótima maneira de incentivar os colaboradores a estudarem de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, é possível adaptar o conteúdo ao estilo e ritmo de estudo de cada funcionário.
Os sistemas de ensino online ainda resultam em economia para a empresa, já que não é necessário o aluguel de um espaço físico ou de um professor para ministrar as aulas. Até porque tudo pode ser feito online.
Leia também: Saiba como implementar uma plataforma EAD em sua empresa
4. Construa o programa de capacitação profissional baseado em feedbacks
Como a capacitação será feita para os funcionários, que tal contar com a ajuda deles para produzi-la? Ao deixar que façam parte do projeto, os colaboradores ajudarão a encontrar formas de transmitir os conteúdos de acordo com o perfil de todos.
Mesmo após o programa de capacitação profissional pronto, sempre faça testes e recolha depoimentos dos funcionários. Dessa maneira, você pode consertar eventuais erros ou fazer atualizações no conteúdo ou na plataforma.
5. Deixe o aprendizado dinâmico
É fundamental investir em maneiras de deixar os cursos e treinamentos mais envolventes, dinâmicos e variados para os colaboradores. Isso fará com que eles tenham uma participação e engajamento maiores, além de fazer com que os assuntos e ensinamentos sejam absorvidos de forma muito mais natural e rápida.
Assim, vale a pena intercalar diferentes tipos de mídia, investir em gamificação e fortalecer a participação dos funcionários em todo o processo. O que ajudará bastante a otimizar o aprendizado.
Conheça a plataforma Brightspace da D2L
A plataforma de aprendizagem Brightspace, da D2L, possui design intuitivo, facilita a criação de novos conteúdos e permite o acesso ao sistema a partir de qualquer dispositivo.
A ferramenta disponibiliza todos os recursos e funcionalidades necessários para criar um programa de capacitação profissional envolvente para os funcionários.
Assim, ajudamos a implementar treinamentos e cursos corporativos condizentes com a expectativa e a necessidade de suas equipes.
Teste agora a plataforma de aprendizagem Brightspace e confira todos os benefícios que esse sistema pode oferecer na prática!
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly