Ir para o conteúdo principal

6 principais tendências na educação para o ensino superior

  • 4 min de leitura

Está por dentro das tendências na educação para o ensino superior? Conheça aqui e adapte sua instituição de ensino às demandas do futuro.

O formato tradicional de ensino vive um momento disruptivo. Mudanças no papel dos professores, métodos novos de avaliação e soluções tecnológicas são apenas alguns exemplos que comprovam a transição enfrentada pelas instituições de ensino superior. Para acompanhar tudo isso, é preciso estar atento às tendências na educação.

Neste artigo, detalharemos 6 tendências educacionais que ganham força e prometem transformar o futuro das IES. Assim, será possível atender alunos que buscam cada vez mais uma verdadeira experiência de aprendizado. Boa leitura!

1. Inteligência Artificial
Para ajudar os alunos a entender e aplicar os conceitos aprendidos de forma mais eficaz, diversos programas baseados em Inteligência Artificial (IA) já são usados em sala de aula e a tendência é só aumentar.

Com a IA, é possível oferecer um sistema educacional que atenda às necessidades individuais de cada aluno. Por meio das experiências dos estudantes no passado, é possível facilitar o aprendizado no presente.

Leia também: Aprendizagem virtual: como tornar os conteúdos de ensino superior mais inovadores

2. Gamificação
Principalmente com a chegada da geração de nativos digitais às universidades, as novas tecnologias ajudam a trazer mais dinamismo ao processo de ensino-aprendizagem e a motivar os alunos para aprender. Entre essas soluções, está a gamificação.

A ideia é utilizar técnicas de jogos em diferentes situações para aumentar o interesse dos alunos e a absorção do conteúdo transmitido.

3. Professor como mediador do aprendizado
Ensinar de maneira colaborativa e construir uma aprendizagem conjunta com os alunos: essa é uma mudança profunda que já acontece nas instituições de ensino e é apontada como grande tendência na educação.

O papel do professor como mediador se destaca por contribuir no desenvolvimento da autonomia dos estudantes e na construção de pensamento crítico. Além disso, essa prática fornece as habilidades e competências necessárias para que os alunos possam desempenhar seu papel profissional.

4. Metodologias ativas
Como vimos, a relação entre professor e aluno se modificaram ao longo dos anos pelo impacto das tecnologias e pelas novas formas de se relacionar. Novas metodologias de ensino precisam ser aplicadas para acompanhar essas transformações e promover as mudanças necessárias para aumentar o engajamento e motivação dos estudantes.

Por isso, as metodologias ativas passaram a ganhar espaço e são consideradas tendências na educação, como:

Metodologia ágil: por meio dela, os estudantes ficam na posição de aprendizes autodirigidos e vivenciam experiências, interações sobre processos e ferramentas, usando o compartilhamento de conhecimentos, informações e dados como parte do processo.

Ensino híbrido: neste caso, os alunos aprendem na sala de aula e no ambiente online por meio de atividades remotas, seja por meio da plataforma de aprendizagem, aplicativos ou softwares.

5. Uso de dados
A coleta e análise de dados é realidade em todos os setores. Na educação, não seria diferente. Quanto mais informações uma IES tiver, melhor para será para ensinar e avaliar os alunos, além de receber feedbacks.

Por isso mesmo, apostar em sistemas de gerenciamento e análise de dados é forte tendência na educação, já que essas ferramentas ajudam a identificar informações valiosas sobre o que dá certo ou não na instituição.

Com as informações coletadas e analisadas, é possível prestar um atendimento personalizado e individualizado para cada aluno, melhorando a interação e engajamento com o curso e a universidade.

6. Segurança cibernética
Com tantos dados e informações na rede, os cuidados com a segurança online devem tomar a frente e ser uma das tendências na educação. Com o passar do tempo, os hackers dominam novas técnicas e conseguem violar com mais facilidade sistemas até então impenetráveis.

Portanto, é sempre importante estar atualizado sobre esse assunto para aumentar a segurança cibernética na instituição de ensino e evitar que os dados sejam vazados ou roubados.

Conheça a plataforma Brightspace

Como você pode perceber, as transformações na educação estão atreladas à revolução digital que vivemos. Logo, para estar alinhado com as tendências na educação, é fundamental se manter de olho nas inovações proporcionadas pelas tecnologias.

Para fazer parte desta revolução e implementar o ensino a distância na sua instituição de ensino, um dos passos mais importantes é a definição da plataforma de aprendizagem utilizada para disponibilizar as disciplinas e cursos acadêmicos.

É preciso que a ferramenta tenha todos os recursos e funcionalidades necessárias, use as novas metodologias de aprendizado, colete dados de aprendizagem e seja segura.

Com a plataforma de aprendizagem Brightspace, da D2L, você terá à disposição ferramentas tecnológicas que auxiliam na criação de cursos personalizados e de acordo com as necessidades das instituição. Tudo feito de maneira ágil e fácil graças à interface simples e intuitiva da plataforma.

Assim, você pode fortalecer o aprendizado dos alunos com as principais tendências na educação.

Está pronto para começar a elevar a qualidade do ensino da sua instituição, usando as tendências na educação? Entre em contato e solicite uma demonstração da plataforma de aprendizagem Brightspace.

Written by

Sara Munoz
Sara Munoz

Sara Munoz is Director, International Marketing & Business Development at D2L, where she provides multi-channel integrated solutions to drive awareness and demand generation across the region. With over 10 years’ experience in consumer and B2B marketing, she has developed her expertise in branding and identity, customer relations, PR and event organisation in a variety of industries and roles at ShopperTrak, Six Senses Resorts & Spas and XPLANE. As a Spanish native, Sara is fluent in 3 languages including English, Spanish and French. She has a Digital Marketing Course and Executive MBA from the IE Business School and an honours degree in International Tourism Management from the University of Brighton.

Stay in the know

Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly

índice
  1. Conheça a plataforma Brightspace

Hello,

Would you like to visit a page that exists in your region?

Take me there