Ir para o conteúdo principal

Como aplicar as metodologias ativas na educação corporativa

  • 4 min de leitura

As metodologias ativas são uma das principais tendências quando o assunto é educação corporativa. Entenda como utilizá-las e conheça as principais.

A educação corporativa é um dos temas mais relevantes e que devem ser levados em consideração pelas empresas. Esta estratégia possibilita desenvolver os profissionais continuamente para melhorar sua produtividade e aptidão para as funções. No entanto, para otimizar essa dinâmica de aprendizado, é possível usar as chamadas metodologias ativas.

Tais metodologias são importantes, porque as empresas são substancialmente diferentes hoje do que eram há 20 anos. Neste sentido, houve mudanças na rotina dos funcionários, nas necessidades do dia a dia corporativo, nas habilidades desejadas, nos processos empregados e até mesmo nos modelos de negócios.

Com novas tecnologias, sistemas e processos surgindo dia após dia, tantos os profissionais mais novos como os mais experientes, em diferentes funções e setores, precisam dar atenção especial à sua formação.

Assim, adotar a educação corporativa é uma resposta inteligente a esta necessidade. E as metodologias ativas podem contribuir em grande parcela para o sucesso dos cursos e treinamentos de qualificação profissional.

O que são as metodologias ativas?

A metodologia ativa é um conceito intimamente ligado à educação, em que os alunos deixam de ser apenas receptores do conhecimento e passam a ser igualmente responsáveis por seu processo de aprendizagem.

Neste sentido, a interação entre o ambiente físico e o digital se torna ainda mais importante, ampliando o aprendizado teórico e prático.

A fim de elevar o desempenho organizacional, favorecer a produtividade, a inovação e criar um ambiente de alta performance, há cada vez mais empresas adotando as metodologias ativas como base de sua educação corporativa.

A seguir, você conhecerá as principais maneiras de colocar a metodologia ativa em prática e elevar o nível da educação corporativa a novos patamares.

1. Salas de aula virtuais colaborativas
As salas de aula virtuais colaborativas tornam o aprendizado on-line mais atraente. Além dos recursos usuais de conferência de áudio, vídeo e bate-papo, as salas de aula virtuais também fornecem comunicação e compartilhamento de recursos para educadores e participantes, otimizando a educação corporativa.

Leia também: 5 principais indicadores de treinamento e desenvolvimento de funcionários

2. Gamificação
A gamificação é mais uma maneira de promover a educação corporativa de maneira divertida e envolvente, proporcionando a aprendizagem experiencial, fundamental à metodologia ativa de ensino.

Por meio de jogos e sistemas de pontuação, os alunos/funcionários têm as tarefas de evoluir nos cursos e aprendizados, encontrar as melhores soluções para diferentes problemas e obter melhores notas em avaliações. Assim, eles podem ganhar mais pontos e ficar na frente dos colegas durante os treinamentos.

Além disso, a gamificação não apenas familiariza os alunos com o tema estudado, mas também os prepara para lidar com os cenários reais do mercado de trabalho.

3. Estudos de caso
Uma das metodologias mais populares em educação corporativa e metodologias ativas, o estudo de caso é extremamente eficaz.

Nela, o educador ou tutor atribui um estudo de caso (de preferência retirado de cenários comuns de empresas e clientes do setor) aos alunos/colaboradores. Estes, por sua vez, analisam as informações e usam os recursos disponíveis para desenvolver soluções.

Leia também: Inovação na educação: entenda a importância da aprendizagem integrada ao trabalho

4. Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é um termo relativamente novo no setor de educação corporativa e metodologia ativa. Neste caso, as lições são invertidas. Ou seja, a maior parte do trabalho de produção e absorção de conhecimento, como leitura e pesquisa, é feita fora da sala de aula e os momentos de aula são reservados para discussão sobre o tema.

Isso contrasta com a abordagem tradicional na qual a maior parte do tempo da aula é usada para palestras e as atividades são atribuídas como lição posterior.

Conheça a plataforma Brightspace

A D2L é uma empresa especializada em metodologias ativas de aprendizagem, que utilizam a tecnologia a favor de empresas e alunos para elevar a educação a novos patamares.

Ao aliar o que há de melhor em metodologias de aprendizagem experiencial, a empresa conta com a plataforma Brightspace, que proporciona máxima absorção do conteúdo, por meio da valorização de conteúdos multimídia, prática do conhecimento estudado e feedback.

Pronto, agora você sabe o que são metodologias ativas e como aplicá-las. Entre em contato para saber como a Brightspace pode te ajudar a utilizar essa estratégia em sua empresa.

Written by

Sara Munoz
Sara Munoz

Sara Munoz is Director, International Marketing & Business Development at D2L, where she provides multi-channel integrated solutions to drive awareness and demand generation across the region. With over 10 years’ experience in consumer and B2B marketing, she has developed her expertise in branding and identity, customer relations, PR and event organisation in a variety of industries and roles at ShopperTrak, Six Senses Resorts & Spas and XPLANE. As a Spanish native, Sara is fluent in 3 languages including English, Spanish and French. She has a Digital Marketing Course and Executive MBA from the IE Business School and an honours degree in International Tourism Management from the University of Brighton.

Stay in the know

Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly

índice
  1. O que são as metodologias ativas?
  2. Conheça a plataforma Brightspace

Hello,

Would you like to visit a page that exists in your region?

Take me there