Manter-se atualizado é extremamente importante para garantir a qualidade do ensino, dos profissionais e da sua instituição de ensino. Hoje em dia, muito se fala sobre as metodologias ativas de aprendizagem, ótimas formas de colocar o aluno no centro da sua própria jornada de aprendizagem.
Essas metodologias ativas podem ser utilizadas de diferentes formas e em vários momentos, independentemente da matéria, do assunto e do ano escolar. Inclusive, as metodologias ativas de aprendizagem podem ser utilizadas tanto para o ensino fundamental, médio e superior ou, ainda, para o ensino corporativo.
Para que você entenda mais sobre as metodologias ativas de aprendizagem e possa implementá-las em sala de aula, vamos apresentar alguns dos principais exemplos que podem ser muito úteis e trarão resultados eficazes para a sua turma.
O que são metodologias ativas de aprendizagem?
Podemos definir as metodologias ativas de aprendizagem como uma técnica pedagógica que se baseia em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento.
Ou seja, são metodologias menos baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades, que incentivam os alunos a aprenderem e desenvolverem essas habilidades sozinhos ou com pouca ajuda do professor.
Qual a importância das metodologias ativas de aprendizagem?
Como falamos anteriormente, as metodologias ativas de aprendizagem são importantes justamente por colocarem os alunos como protagonistas da própria aprendizagem. Isso garante mais autonomia para os alunos, além de desenvolver diversas novas habilidades.
Com as metodologias ativas de aprendizagem, o ensino é feito através de atividades que trabalham diferentes conceitos de maneira repetida, dessa forma, o conhecimento é revisitado diversas vezes durante todo o processo, permitindo que ele realmente possa se firmar nas mentes dos estudantes.
Exemplos de metodologias ativas de aprendizagem
Agora que você já entendeu com mais detalhes quais são as metodologias ativas de aprendizagem e qual a importância delas para o desenvolvimento dos estudantes, vamos conferir alguns dos principais exemplos que podem ser utilizados na sua sala de aula.
1- Gamificação
A gamificação é uma das metodologias ativas de aprendizagem mais utilizadas, ela consiste em trazer elementos dos videogames para a sala de aula e as atividades. Ou seja, o professor deve propor diversos desafios, com regras, narrativa e recursos que devem ser utilizados pelos alunos para resolver os desafios propostos.
2- Design thinking
O design thinking é muito comum em empresas inovadoras, mas já podemos ver algumas instituições de ensino utilizando e, a tendência é que muitas outras passem a utilizar também.
O foco do design thinking são as pessoas, e o objetivo dessa metodologia ativa é inovar para criar uma solução criativa e eficiente para um problema.
3- Faça você mesmo
Nos últimos anos, tivemos uma grande popularização da cultura Do it yourself ou faça você mesmo, que como o nome já diz, as pessoas criam suas próprias roupas, objetos, decorações, etc.
Esse conceito pode ser muito bem aproveitado em sala de aula, colocando os alunos para resolver problemas manualmente.
4- Estudo de caso
Outro exemplo muito interessante é a aprendizagem por estudo de caso, com ela, você pode apresentar problemas reais e do dia a dia de determinada profissão para os alunos, para que eles possam resolver.
Isso aumenta o engajamento com as aulas e, ainda, permite que alunos tenham mais conhecimento e vivência de diversas profissões, permitindo que eles escolham uma carreira tendo mais informações sobre elas.
5- Aprendizado entre pares e times
Essa metodologia também é muito comum entre a grande maioria das instituições de ensino: são os famosos trabalhos em grupo ou em pares.
Essa metodologia apresenta diversas vantagens, como o desenvolvimento do trabalho em equipe, pensamento crítico, capacidade de liderança e de lidar com opiniões diferentes da sua.
6- Pesquisas de campo
As pesquisas de campo aumentam o engajamento dos alunos, possibilitando que o ensino e a prática do pensamento analítico aconteçam fora do ambiente da sala de aula.
7- Sala de aula invertida
Por fim, a sala de aula invertida é uma das metodologias ativas de aprendizagem preferidas de muitos professores. Ela consiste no aluno ser exposto ao tema estudado antes de chegar na aula.
Isso pode ser feito através de indicações de livros, filmes, vídeos, podcasts ou mesmo, lendo o material didático previamente.
Webinar Demonstração do produto: Crie uma cultura de aprendizado no ambiente corporativo utilizando o LMS Brightspace da D2L
A implantação de uma experiência de aprendizado moderna no local de trabalho pode não apenas ajudar as organizações a se adaptarem às mudanças com agilidade, mas também pode melhorar o desempenho, o envolvimento dos funcionários e a retenção. Para adotar verdadeiramente estratégias eficazes, é crucial entender as ferramentas disponíveis para você em uma plataforma de aprendizado moderna.
Seus anfitriões, Dan Maillet, Engenheiro de Soluções, e Kerri Manorek, Consultor de Estratégia de Aprendizagem, demonstrarão os recursos mais recentes da plataforma de aprendizado da D2L que podem ajudar a melhorar o desenvolvimento de liderança, as habilidades técnicas e a experiência do cliente.
Este webinar mostrará como você pode aproveitar a plataforma de aprendizagem da D2L, Brightspace, para:
- Criar uma cultura de aprendizado moderna envolvente
- Aproveitar o vídeo e a interação social para fornecer coaching e feedback
- Criar e organizar conteúdo com rapidez e facilidade
Comprometimento com a acessibilidade na educação
A D2L acredita que as tecnologias educacionais nunca devem limitar as oportunidades de aprendizagem. Nossos produtos são desenvolvidos com empatia para promover a capacitação e empoderamento de alunos com deficiência.
A D2L é uma parceira de aprendizagem que oferece a melhor solução do mercado para o ensino a distância e híbrido: a plataforma Brightspace.
Na prática, essa ferramenta possui recursos inovadores e tecnológicos. Por sua vez, permite que o aluno tenha autonomia nos estudos e viabiliza o acompanhamento por parte dos gestores.
Como também, a Brightspace possibilita a criação de conteúdos diretamente no sistema, auxiliando a empresa na implementação de uma cultura baseada na cooperação, envolvimento e comunicação.
Quer saber mais? Entre agora mesmo em contato e conheça todos os benefícios da Brightspace para o seu treinamento corporativo.
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly