Com novas tecnologias dentro da sala de aula e o distanciamento social que foi ainda mais incentivado pela pandemia global, vale ressaltar a importância do aprendizado social nas IES para tornar as teorias aprendidas na universidade em práticas mais alinhadas com a realidade fora da aula.
A curricularização da extensão universitária reflete bem a necessidade de trazer a escola para a realidade social e do mercado de trabalho. Ainda que as instituições de ensino afirmem que seus egressos estão prontos para ingressar no mercado, os gestores discordam, e isso é muito preocupante.
E, lembrando que também as expectativas sobre as carreiras profissionais estão diferentes, como por exemplo, valorizar mais soft skills que as hards skills, os estudantes merecem um aprendizado mais voltado também para o desenvolvimento pessoal e profissional, para não ficarem tão deslocados assim que tirarem os pés da universidade.
O que o aprendizado social tem a ver com isso? Continue a leitura para saber mais sobre sua importância.
O que é aprendizado social?
O aprendizado social consiste em um ensino fora das paredes da universidade, por isso a extensão está sendo incluída ainda mais nas grades das IES. Fora dos papéis, das aulas expositivas, há o mundo real em que o professor não estará sempre disponível para tirar dúvidas pontuais, e às vezes, mesmo que estivesse, a realidade pode ser totalmente diferente.
Esse aprendizado propõe realmente isso: que o aluno tenha a experiência necessária no ambiente que ele irá exercer a profissão na qual escolheu ao optar pelo curso da graduação. Assim, quando eles estiverem no meio social, com mais pessoas dentro do ambiente de trabalho, quando egresso, será menos desafiador.
As extensões são bem variadas. Através de atuações como profissionais inexperientes, os alunos são obrigados a resolverem problemas do dia a dia, a fim de assimilar o conteúdo na prática, e com as ferramentas disponíveis no momento. Claro, com a supervisão de um professor ou profissional competente do setor.
Qual a importância do aprendizado social na sua IES?
A verdade é que, mesmo que a tecnologia tenha possibilitado os alunos a permanecerem seus estudos em casa através do ensino híbrido ou totalmente virtual, isso não anula a experiência presencial necessária desses profissionais quando saírem da faculdade. Afinal, as soft skills, habilidades socioemocionais, são desenvolvidas com presença, ou seja, empatia, gestão, inteligência emocional, requer mais contato próximo que o digital ainda não compreende.
Veja mais: A importância da interação real na aprendizagem digital
O aprendizado social não nega as tecnologias, pelo contrário, elas facilitam muito a atuação dos jovens em movimentos sociais e ação mais próxima de comunidades que eles nem teriam acesso sem a internet. Inclusive, plataformas colaborativas permitem conhecimento semelhante quando os alunos constroem conteúdo em conjunto e têm essa experiência coletiva.
A intenção ao acentuar a importância do aprendizado social e colaborativo é que não se restrinja a uma teoria nula de prática. É de suma importância que o aluno experimente e assimile por meio da prática para que possa estar mais perto do real, e longe de uma ilusão criada por uma aula expositiva.
As vantagens em trazer o aprendizado social para sua IES são:
Aprofundamento das conexões da sala de aula
Os alunos aprimoram suas habilidades e estabelecem conexões com a turma baseada nas experiências que possuem. Essa troca de experiências fomenta mais conhecimento entre alunos e professores.
Aproximação do mercado de trabalho
O aprendizado social apresenta para os estudantes como é a realidade, quais os problemas e dilemas enfrentados na carreira, assim não tem como dizer que foi uma escolha errada de curso, pois experimentou como era a prática.
Aprimoramento de soft skills
Na presença de mais pessoas, os alunos precisam aprender a trabalhar em equipe, saber lidar com suas emoções, ouvir as pessoas que serão atendidas pelos serviços, o que é um aperfeiçoamento das habilidades socioemocionais. Claro, é interessante sempre manter o equilíbrio das suas responsabilidades para ter um melhor desempenho e aproveitamento da experiência.
O aprendizado social proporciona que os estudantes atuem com casos reais fora daquela que estão nos seus livros e exemplos dos professores, trazendo assim casos mais personalizados, enriquecendo sua prática para atuarem como profissionais da área.
Como a Plataforma Brightspace, da D2L, pode ajudar a sua instituição a motivar os alunos da sua IES?
Para aqueles que não sabem, a Plataforma Brightspace pode auxiliar a sua instituição a motivar os alunos da nova geração, através da implementação da aprendizagem móvel.
Já que essa ferramenta consiste em um sistema de gestão da aprendizagem completo, intuitivo e responsivo. A Plataforma Brightspace também é adaptável a qualquer dispositivo e valoriza a experiência do usuário, simplificando a navegação do aluno dentro do software.
Contando com diversos recursos inovadores e tecnológicos, a nossa ferramenta ainda permite a personalização completa dos fluxos de ensino, assim como o uso de metodologias ativas, propondo um fluxo de aprendizagem muito mais fácil e dinâmico.
Além disso, a nossa plataforma conta com diversas ferramentas robustas de gestão e dashboards detalhados, que viabilizam a visualização da performance do estudante em tempo real e geram insights de melhorias nos processos educacionais, de acordo com as necessidades de cada aluno. Otimizando, dessa forma, o nível educacional como um todo.
Por fim, a Plataforma Brightspace também pode ajudar a sua instituição a se adequar à nova realidade do mercado educacional de maneira simplificada e muito mais acessível, oferecendo rápida implementação e suporte completo de um time técnico qualificado.
Quer saber mais? Então solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly