Os últimos anos vêm provocando uma série de mudanças no processo de ensino e, com o surgimento da aprendizagem ativa, essas alterações impactaram o papel do professor na sala de aula.
Nas aulas tradicionais, os docentes possuíam todo o conhecimento e eram responsáveis por passá-los aos seus alunos.
No entanto, esse fluxo de tramitação de informações era realizado por meio de um planejamento baseado no ensino e não, de fato, na aprendizagem.
Nesse sentido, essas disrupções surgiram antes mesmo na pandemia, com a implementação de metodologias diferenciadas nas aulas.
Entretanto, no período de quarentena e os desafios já sentidos pelos professores, suscitaram novas discussões acerca do papel dos docentes.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Península, 3 em cada 4 professores acreditam que a principal responsabilidade dos docentes é interagir adequadamente com os estudantes ao decorrer do ensino remoto.
Mas, afinal, qual é o novo papel dos professores nas aulas e quais os benefícios dessas mudanças? Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais.
Veja também: Como motivar os alunos em tempos de pandemia? Veja 5 dicas
Quais foram as principais mudanças geradas nas dinâmicas em sala de aula e aprendizagem ativa?
Como citado, os processos tradicionais das aulas são pautados no ensino em si. Isso significa que, nesse cenário, os gestores estão mais preocupados na informação transmitida do que da maneira como ela é recebida e aplicada.
Com isso, a aprendizagem ativa surgiu para quebrar esse paradigma. Diante da nova realidade, os professores passaram a questionar-se a respeito da maneira que os alunos assimilam os dados das aulas e o que, de fato, eles conseguem aplicar na prática.
Tudo isso foi resumido em um fluxo chamado de Planejamento Reverso (Backward Design, expressão original) e elaborado por Grant Wiggins e Jay McTighe. Na prática, essa ação visa começar o plano de ensino pelo final tradicional, sendo pautada em três etapas:
- Definição dos resultados desejados com a disciplina/conteúdo das aulas;
- Definição de maneiras para atestar a aprendizagem do aluno;
- Definição dos conteúdos e metodologias que serão utilizadas para atingir os aspectos determinados nos tópicos anteriores.
Com isso, as tendências da sala de aula vêm colocando o professor em uma posição muito mais estratégica em relação ao aprendizado dos estudantes, enquanto faz com que esses alunos assumam maior autonomia em seus processos de ensino.
Quais os benefícios dessas alterações?
De modo geral, essas mudanças podem gerar uma série de benefícios para todos os envolvidos nas atividades educacionais, como:
- Provoca o senso de responsabilidade dos estudantes;
- Permite a adequação da aprendizagem ativa e a utilização de diferentes tipos de metodologias;
- Potencializa o engajamento e motivação na sala de aula;
- Otimiza as tarefas dos professores;
- Aumenta as possibilidades das aulas, viabilizando o uso de distintas opções de conteúdos e tecnologias.
Por outro lado, esse novo papel dos professores se adapta em qualquer realidade de ensino, independentemente da modalidade que as aulas são transmitidas ou deficiências dos alunos.
Você pode se interessar: Metodologia híbrida: como as instituições podem se adaptar ao “novo normal”
Conheça a plataforma Brightspace!
A plataforma Brightspace é um sistema de gestão da aprendizagem que permite a criação de cursos, treinamentos e conteúdos onlines.
O software, desenvolvido pela D2L, viabiliza a utilização de diferentes possibilidades, conforme necessidades das instituições de ensino, oferecendo também suporte aprimorado, design totalmente responsivo e inovação tecnológica.
Além disso, a D2L está em constante aprimoramento para ajudar os seus parceiros a se adequarem às novas tendências do mercado, disponibilizando todas as ferramentas que os gestores educacionais precisam para implementarem a aprendizagem ativa.
Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com a nossa equipe!
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly