Ir para o conteúdo principal

3 estratégias de aprendizagem para alunos do ensino superior

  • 3 min de leitura

Entenda como funcionam as estratégias de aprendizagem e as principais que podem ser utilizadas no ensino superior, melhorando sua eficiência.

Para que cada estudante possa absorver os conceitos da melhor maneira possível, são desenvolvidas estratégias de aprendizagem e metodologias diferentes, pensadas para cada fase da vida escolar e acadêmica.

Assim, no cenário do ensino superior, tais práticas e métodos podem se adequar às características e necessidades de cada curso. Dessa forma, é possível otimizar o aprendizado dos alunos.

A seguir, apresentamos as três principais estratégias de aprendizagem que podem ser aplicadas para alunos do ensino superior. Confira!

Como funcionam as estratégias de aprendizagem?

As estratégias de aprendizagem são basicamente os caminhos adotados para absorção e retenção da informação. No caso do ensino superior, elas se tornam especialmente relevantes devido tanto ao volume quanto à complexidade dos conteúdos abordados.

Dominar essas metodologias e saber qual é a mais adequada para o contexto é uma das chaves para o bom desempenho acadêmico. Conheça 3 delas:

Estratégias cognitivas

São basicamente os recursos que usamos para aprender ideias e conceitos e também recordar essas informações quando necessário. Cada um, ao longo da vida, desenvolve a melhor maneira de aprender de acordo com suas características individuais.

Os mais visuais preferem fazer diagramas e mapas mentais coloridos. Já os estudantes que possuem maior capacidade para aprender por meio de áudios podem gravar as aulas para escutá-las novamente, entre outros métodos

As estratégias cognitivas também envolvem a repetição e a organização do saber, como por exemplo elaborar esquemas e resumos para facilitar a leitura e entendimento das informações.

Estratégias metacognitivas

Envolvem o controle e monitoramento do que está sendo aprendido. As estratégias metacognitivas são usadas todas as vezes em que surgem algumas questões, como:

  • Se estamos utilizando o melhor método de estudos;
  • Se progredimos e avançamos no conteúdo a ser estudado;
  • Se cumprimos as metas para obter o conhecimento.

Caso os objetivos de estudo não sejam alcançados, este é o momento em que revisamos o método e o readequamos.

Estratégias afetivas

As estratégias metacognitivas também envolvem as chamadas estratégias afetivas. Ou seja, tudo que esteja relacionado aos sentimentos envolvidos no processo de aprendizagem.

Aqui, entram dois fatores principais:

  • Controle da motivação: é preciso mantê-la em um nível adequado para avançar no conteúdo a ser aprendido ou mesmo para redefinir a rota ao perceber que os objetivos de aprendizagem não estão sendo alcançados;
  • Controle de sentimentos: deve-se controlar sentimentos como o medo e a ansiedade em períodos que antecedem as provas e seminários, por exemplo.

Além disso, muito se fala em todas as grandes mudanças que a internet pode trazer à educação. Foram inseridas novas maneiras de estudar, se informar e divulgar o conhecimento. Neste cenário, como aplicar e aprimorar as estratégias de aprendizagem?

O ensino híbrido pode ser uma excelente alternativa para conjugar o melhor do ensino presencial e do on-line. O dinamismo e a praticidade das aulas on-line, aliadas à participação em encontros presenciais é um ótimo caminho para a aprendizagem.

Conheça a plataforma Brightspace

A plataforma de aprendizagem Brightspace, da D2L, entrega aos alunos do ensino superior toda a flexibilidade necessária para que cada um aprenda no seu ritmo e de acordo com suas capacidades individuais, sem perder de vista os objetivos do curso.

Além disso, a ferramenta conta com recursos para criar experiências de aprendizagem envolventes, ganhando o interesse dos alunos e garantindo que avancem em seus estudos.

Quer saber como funciona a plataforma, como ela pode se adequar à realidade do ensino superior e colaborar com o uso dessas 3 estratégias de aprendizagem? Entre em contato conosco e faça um teste agora mesmo. Ou se preferir, converse com nossos especialistas.

Written by

Sara Munoz
Sara Munoz

Sara Munoz is Director, International Marketing & Business Development at D2L, where she provides multi-channel integrated solutions to drive awareness and demand generation across the region. With over 10 years’ experience in consumer and B2B marketing, she has developed her expertise in branding and identity, customer relations, PR and event organisation in a variety of industries and roles at ShopperTrak, Six Senses Resorts & Spas and XPLANE. As a Spanish native, Sara is fluent in 3 languages including English, Spanish and French. She has a Digital Marketing Course and Executive MBA from the IE Business School and an honours degree in International Tourism Management from the University of Brighton.

Stay in the know

Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly

índice
  1. Como funcionam as estratégias de aprendizagem?
  2. Conheça a plataforma Brightspace

Hello,

Would you like to visit a page that exists in your region?

Take me there