A sociedade funciona em um ritmo frenético, principalmente agora com a tecnologia aplicada em todos os meios sociais e industriais. A inovação faz parte inclusive dos métodos educacionais. Para tanto, as trilhas de aprendizagem podem ser aplicadas no ensino superior para otimizar o aprendizado.
Mas, para obter seus benefícios, é preciso entender bem o que são as trilhas de aprendizagem, os tipos, seus impactos no ensino superior e como implementá-las. Confira a seguir!
O que são as trilhas de aprendizagem?
As trilhas de aprendizagem são um método usado nas instituições para facilitar a análise do perfil dos estudantes e as suas necessidades de aprendizado.
Com essa prática em vista, o usuário poderá escolher com que formato e em que ritmo irá aprender.
Como as trilhas de aprendizagem impactam o ensino superior?
Os jovens que cursam o ensino superior costumam adquirir informação com muita facilidade. Assim, o método de trilhas de aprendizagem ajuda a ampliar o contato dos universitários com informações de seu interesse de forma dinâmica e colabora para superar as dificuldades de aprendizado em cada etapa, curso ou disciplina.
Além disso, esta estratégia auxilia no desenvolvimento de novos conhecimentos, na melhor absorção do conteúdo e na otimização do tempo de aprendizado dos alunos.
Portanto, as trilhas de aprendizagem impactam o ensino superior de forma positiva. Afinal, o método atinge as dificuldades dos estudantes, ajudando-os a superá-las. Com isso, a instituição de ensino melhora sua imagem no mercado e aumenta a capacidade de atração e retenção de alunos.
Leia também: Aprendizagem virtual: como tornar os conteúdos de ensino superior mais inovadores
Quais os tipos de trilhas de aprendizagem?
Com o processo de trilhas de aprendizagem, os dois tipos mais conhecidos e executados são:
- Modelo linear: nesse método, para que o aluno consiga passar para uma próxima aula, será necessário que ele tenha concluído a anterior. Assemelha-se a um pré-requisito.
- Modelo agrupado: o estudante escolhe o modo como vai estudar, bem como sua ordem. A capacidade de adequação é maior para quem precisa de flexibilidade.
Aplicação das trilhas de aprendizagem no ensino superior
Como muitos alunos não têm tempo para se dedicar às aulas presenciais, é muito comum que os cursos EAD sejam procurados. Por isso, as trilhas de aprendizagem oferecem uma grande vantagem para os estudantes.
Com as duas opções de trilhas, o aluno poderá montar o seu próprio cronograma de aulas e aprender na ordem que bem entender. Além disso, para aqueles que gostam de ter um sistema preestabelecido, é possível contar com um modelo que já disponibiliza as aulas de modo organizado.
Como implementar a estratégia no ensino superior?
É importante que a instituição interessada em implementar o método saiba adequar as trilhas de aprendizagem ao próprio modelo de ensino para que não haja problemas de organização e, consequentemente, prejudique os seus alunos.
Para tanto, a plataforma de aprendizagem Brightspace, da D2L, possui o apoio necessário para a implementação das trilhas de aprendizagem na sua instituição. Com ela, você poderá montar o cronograma adaptado ao ensino da instituição e analisar o desempenho dos alunos.
A plataforma é intuitiva e personalizável, permitindo a criação de conteúdos da maneira que for mais conveniente e que possa auxiliar o estudante a acessar o material onde e como quiser.
Quer saber mais detalhes sobre o uso da plataforma Brightspace no ensino superior? Fale conosco agora mesmo.
Written by
Sara Munoz is Director, International Marketing & Business Development at D2L, where she provides multi-channel integrated solutions to drive awareness and demand generation across the region. With over 10 years’ experience in consumer and B2B marketing, she has developed her expertise in branding and identity, customer relations, PR and event organisation in a variety of industries and roles at ShopperTrak, Six Senses Resorts & Spas and XPLANE. As a Spanish native, Sara is fluent in 3 languages including English, Spanish and French. She has a Digital Marketing Course and Executive MBA from the IE Business School and an honours degree in International Tourism Management from the University of Brighton.
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly