As competências organizacionais são aquelas habilidades relacionadas aos valores da empresa. Elas podem ser de liderança, técnicas ou até a maneira de se comportar dentro das organizações.
Este tipo de competência pode ser encontrada nos funcionários de maneira natural ou ser desenvolvida para garantir o bom funcionamento e relacionamento interpessoal, aprimorando a comunicação e melhorando os processos.
Tais habilidades são muito importantes para a organização, o desenvolvimento das rotinas na empresa e o aumento de produtividade de todas as equipes. Neste conteúdo, você conhecerá as 5 etapas para desenvolver essas competências dentro da sua instituição.
1. Identifique as competências organizacionais
O primeiro passo para desenvolver novas competências organizacionais é identificando quais serão elas e como impactarão o dia a dia da empresa. Para fazer isso, é possível avaliar o que está faltando em quesitos organizacionais na sua equipe ou o que pode ser aprimorado.
Isso evitará escolher habilidades que não sejam interessantes para os seus funcionários ou que não serão utilizados no ambiente de trabalho. Desta forma, é possível focar naquelas competências que realmente serão úteis para as rotinas e agregarão valor à empresa e aos funcionários.
2. Elenque a importância de cada competência
Após definir quais são as competências organizacionais que devem ser implementadas na sua empresa, é hora de aplicar um grau de importância para cada uma delas. A depender da quantidade de competências escolhidas, não será possível ensinar todas de uma só vez.
Então, dê notas de 1 a 10 para cada habilidade necessária, sendo 1 para a menos importante e 10 para as competências fundamentais.
3. Faça testes
Agora, está na hora de planejar como ensinar essas habilidades. É importante tentar diferentes tipos de treinamentos e métodos, pois cada equipe ou empresa pode ter um estilo único de aprender.
Seja por meio de aulas online ou de atividades práticas, o importante é praticar abordagens diferentes até encontrar a maneira ideal de realizar o desenvolvimento dos profissionais e conseguir os resultados esperados.
Saiba mais: 5 dicas para criar um programa de capacitação profissional
4. Coloque os treinamentos em prática
Nesta etapa, com o treinamento devidamente testado, é hora de colocar as competências organizacionais adquiridas em prática. Logo, incentive seus funcionários a estimularem essas novas habilidades constantemente, até que se tornem naturais dentro do ambiente corporativo.
Aproveite e peça feedbacks da equipe sobre o que pode ser melhorado ou mudado para que o seu desenvolvimento profissional seja mais efetivo.
5. Faça análises
Quais serão as próximas habilidades a serem implantadas? Quais os erros e acertos do programa de desenvolvimento de competências anterior? É possível otimizar esses resultados?
Todas as questões acima precisam ser levadas em conta durante e após um treinamento com a equipe. Afinal, a educação organizacional é um processo que deverá ser constantemente analisado e avaliado dentro da instituição.
Conheça a plataforma Brightspace
Com a Brightspace, plataforma da D2L, você poderá utilizar a tecnologia para aprimorar diversos tipos de habilidades da sua equipe. Na ferramenta, você poderá criar cursos completamente personalizáveis e totalmente compatíveis com os interesses da sua empresa.
Além disso, é possível carregar na plataforma conteúdos das mais variadas mídias e formatos para melhorar a experiência de aprendizado de seus colaboradores. Tudo em uma interface simple, intuitiva e fácil de utilizar.
Não perca tempo: comece a desenvolver novas competências organizacionais na sua instituição com o auxílio da plataforma Brightspace e transforme a experiência de aprendizado de seus colaboradores. Entre em contato conosco e saiba mais!
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly