As empresas atuais precisam lidar com diferentes tipos de gerações (X, Y, Z). Cada uma conta com um modo diferente de trabalhar e de buscar conhecimento. Durante o desenvolvimento de liderança, a geração X é mais tradicional. Já as gerações mais novas são mais tecnológicas e utilizam diversas ferramentas para adquirir conhecimento.
Vale destacar que 51% do orçamento de T&D das empresas no Brasil vai para o aperfeiçoamento de líderes, sendo que 20% são direcionados para a alta liderança e 31%, para os médios gerentes. Os dados são do Panorama do Treinamento no Brasil.
Neste texto, você conhecerá algumas dicas de como realizar o desenvolvimento de liderança entre os funcionários mais jovens. Assim, é possível entender o que deve ser feito para que esses colaboradores se tornem profissionais mais capacitados e líderes que buscam os melhores resultados.
Leia também: Plano de desenvolvimento individual: como desenvolver e reter talentos em sua empresa
Faça treinamentos focados no desenvolvimento de liderança
Os mais jovens gostam e procuram aprender de maneiras diferenciadas e modernas. Logo, é importante investir em treinamentos especiais que se adaptem a essa característica. Por exemplo, uma plataforma de aprendizagem permite a implementação de novas ferramentas para otimizar o ensino, como a gamificação.
Ou seja, é fundamental conhecer o perfil dos colaboradores que participarão dos cursos para que a capacitação seja eficiente.
Além disso, é interessante incentivar o desenvolvimento de liderança por meio de treinamentos que ensinem novas habilidades e competências gerenciais. O que vai ampliar a capacidade profissional dos colaboradores alvo dos cursos e vai transformá-los em líderes mais completos.
Como as gerações mais recentes estão mais familiarizadas com a tecnologia, você poderá oferecer treinamentos e cursos online. Isso ajudará a otimizar o tempo dos funcionários, ao mesmo tempo que eles aprendem sobre diferentes temas e podem aplicar os conhecimentos na rotina de trabalho.
Leitura recomendada: Gestão da aprendizagem: como desenvolver competências gerenciais com eficiência
Ofereça feedbacks
Principalmente no início da carreira, é muito importante que o jovem líder receba feedbacks construtivos sobre o que precisa ser melhorado em seu desempenho e conhecimento para atingir resultados esperados.
O feedback durante o processo de desenvolvimento de liderança não deve ser dado de maneira agressiva ou que busca diminuir o profissional. É preciso entregar a análise de desempenho de maneira objetiva e mostrar quais os caminhos para o jovem líder conseguir superar seus desafios e se transformar num profissional com habilidades técnicas, administrativas e interpessoais.
É possível realizar essas análises de maneira anônima. Assim, evitará atritos e a propagação de um ambiente ruim na empresa. Além disso, é importante que o próprio funcionário também possa dar seu parecer sobre os processos da instituição e da atuação dos seus superiores.
Delegue novas responsabilidades
Jovens líderes precisam aprender a lidar com desafios o mais rápido possível para desenvolver o senso de liderança e a resposta a situações adversas. Para ajudar neste processo, procure delegar atividades extras às já realizadas normalmente por esses colaboradores, porém de maneira gradual.
Assim, é possível analisar como está o seu progresso no ambiente de trabalho ou quais são as suas dificuldades. Isso permite que o funcionário reconheça suas limitações e o que deve ser feito para superá-las.
Reconheça as qualidades e potenciais
Além de apontar os defeitos, no desenvolvimento de liderança, também é importante mostrar as qualidades do funcionário e o seu potencial de crescimento. Essa é uma ótima forma de motivar o trabalhador a continuar se aprimorando e considerar os feedbacks negativos como oportunidades de aprendizado.
Portanto sempre elogie algum progresso ou resultado acima da média que o profissional conseguir. Assim, é possível auxiliá-lo na trajetória para se tornar um grande profissional e um excelente líder.
Conheça a plataforma de aprendizagem Brightspace
Você sabia que a plataforma Brightspace, da D2L, pode ajudar no desenvolvimento de liderança? Nesta ferramenta, você conseguirá criar cursos que se adaptam às características dos líderes das gerações X, Y ou Z e das atuais necessidades da empresa.
Assim, a empresa pode criar trilhas de aprendizagem para diferentes perfis de colaboradores, focando nos assuntos que realmente interessam para cada tipo de profissional.
Tudo isso ocorre em uma interface simples e intuitiva para que os responsáveis pelo curso tenham liberdade de personalizar o quanto quiserem seus conteúdos. Além disso, é possível ensinar usando vários tipos de mídia.
O que está esperando para começar o desenvolvimento de liderança na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba mais!
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly