Desafio
Para manter a excelência de seu ensino, que é referência no Espírito Santo há 47 anos, a FAESA prioriza a experiência do aluno. Em seu formato de EAD, o aluno não tem apenas teoria e prática, mas vivências no dia a dia da profssão que o preparam para o mercado de trabalho, com cursos bem avaliados pelo ENADE e MEC.
Os cursos a distância da FAESA, do tipo tecnólogos, possuem encontros presenciais ao longo do semestre e a realização das provas no Campus, a cada dois meses. O formato permite que o aluno tenha a fexibilidade do EAD, mas também toda a moderna infraestrutura do Centro Universitário, com equipamentos, laboratórios e biblioteca à disposição para complementar os estudos.
Antes da criação dos cursos a distância, o AVA já era utilizado em cursos presenciais da FAESA como extensão da sala de aula, com disciplinas online que possuíam carga horária de 20 ou 40% de presencialidade.
Para a FAESA, o AVA nunca foi apenas um repositório de textos e isso se contextualiza na fala do reitor da Instituição, professor Alexandre Nunes Theodoro: “A Educação hoje está fundamentada na autonomia do aprendizado do aluno, que precisa ter a capacidade de aprender a aprender, num modelo que chamamos de lifelong learning, ou seja, aprender por toda a vida”. E, nesse contexto de formação, estamos certos de que é fundamental que o online esteja no presencial e o presencial no online.”
O recente desafio da FAESA em busca da excelência acadêmica e otimização do dia a dia dos professores foi implementar um ambiente virtual de aprendizagem que, além de promover o gerenciamento do conteúdo, também auxiliasse no engajamento dos alunos nos cursos a distância.
E o engajamento só poderia ser maior se o AVA da FAESA colaborasse com a trilha do conhecimento desenvolvida pela área acadêmica para cada curso. Para isso, era necessária uma identidade padronizada dentro da plataforma para as disciplinas online, tanto para a graduação como a pós-graduação.
Solução
A FAESA está na vanguarda do aprendizado digital, sendo tanto no formato EAD como no presencial. Para alcançar ainda mais excelência em seus módulos online, maior engajamento de alunos e professores, e para otimizar seu gerenciamento de conteúdo, a FAESA escolheu a Brightspace da D2L. A aquisição do conhecimento online transforma a maneira de ensinar e de aprender a cada dia.
“O AVA é uma ferramenta norteadora da aprendizagem, uma vez que é possível conferir se os conteúdos são aqueles relacionados pelos professores no Planejamento. Na época de prova, o acesso cresce porque reforçamos o que foi compartilhado pelos professores. Além disso, há professores que disponibilizam todo o conteúdo antes mesmo de entrarmos em sala nas disciplinas 100% presenciais”, afrma a aluna do curso de Pedagogia, Cristina Soares.
A FAESA encontrou no ambiente virtual de aprendizagem Brightspace a solução para o melhor gerenciamento de seus conteúdos e a possibilidade de padronizar a plataforma, de modo a guiar os alunos de forma consistente e efcaz.
De acordo com Juliana Santos, mestre em Estudos Linguísticos e gestora de EAD do Centro Universitário, a área acadêmica precisava de um processo que fosse o mesmo para todas as disciplinas online. “Criamos um modelo que inclui um vídeo de apresentação da disciplina com os objetivos de aprendizagem, a apresentação do professor, assim como o caminho a ser percorrido dentro da disciplina, o qual chamamos de trilha do conhecimento”, detalha Juliana.
Para que o processo de padronização fosse possível, a FAESA desenvolveu um projeto de formação dos professores, tanto conceitual como técnico, sobre o uso da plataforma Brightspace. Foram criadas disciplinas dentro do próprio AVA, com tutoriais de cada ferramenta disponível, para tornar mais fácil e amigável a construção de cursos e conteúdos pelos professores.
No ensino a distância, posso acompanhar meus alunos no andamento da disciplina, bem como avaliar os objetivos de aprendizagem, por meio de atividades avaliativas ou não. Muitas vezes faço pequenos questionários ao fnal de cada tópico para que o aluno possa verifcar seu aprendizado e focar naqueles pontos que não foi bem.
Henrique Hamerski, professor da FAESA
“Nós temos uma preocupação com a formação continuada dos professores. Promovemos reuniões com os docentes, periodicamente, para discutirmos a importância do ensino híbrido, o engajamento do professor e do aluno, as metodologias e o processo de avaliação”, explica Juliana.
Além disso, a FAESA reforçou juntos aos professores treinamentos técnicos na plataforma, como a utilização de fóruns, desenvolvimento de questionários, como gravar vídeos, entre outros recursos disponíveis no AVA, que podem ser melhor aproveitados pelos professores e alunos de cada disciplina. Um dos grandes destaques de utilização do AVA após a bem-sucedida implementação, foi o recurso “envio de trabalho”, que somente em um dia alcançou quase 48 mil uploads. Tal resultado vai ao encontro da política sustentável defendida pela administração da FAESA, que promove fortemente a preservação do meio ambiente com a diminuição do uso de papel.
Na opinião do professor Henrique Hamerski, o AVA D2L possibilita inúmeras formas de trabalhar a aula, tanto para o ensino 100% EAD ou presencial. “No ensino a distância, posso acompanhar meus alunos no andamento da disciplina, bem como avaliar os objetivos de aprendizagem, por meio de atividades avaliativas ou não. Muitas vezes faço pequenos questionários ao fnal de cada tópico para que o aluno possa verifcar seu aprendizado e focar naqueles pontos que não foi bem. Uso também as mesmas ferramentas para as aulas presenciais, nas quais o aluno pode tirar dúvidas e posso complementar com outros materiais para reforço de alguns tópicos que não fcaram claros, bem como aplicar provas e atividades online, sendo, não só uma extensão da aula presencial, mas também mais uma plataforma de aprendizado do aluno. A possibilidade de recursos permite que o professor possa personalizar sua aula com foco no aprendizado do aluno”.
Resultados
Por meio dos amplos recursos do AVA Brightspace, a FAESA obteve maior organização de material didático em um único ambiente, possibilidades de avaliações online com mais praticidade, comunicação ágil de eventos e atividades, além de aulas presenciais com melhor frequência e diminuição do número de reprovações.
“Eu, como aluna, me sinto muito benefciada com o sistema AVA, é um ambiente que traz comodidade aos alunos. A cada início de semestre os professores/coordenadores disponibilizam aos alunos os cronogramas, desenvolvimentos de aula e os conteúdos que serão utilizados no decorrer do semestre. Quando acontece de ter alguma alteração ou alguma notícia importante, os docentes/ coordenadores de imediato postam no AVA e os alunos podem também receber um alerta no smartphone. O sistema propicia aos alunos uma comunicação de forma ágil. É uma ferramenta que está disponível 24 horas por dia, e nos facilita muito”, conta a aluna do curso de Psicologia, Bruna Castelan.
Ao criar uma padronização de seus templates no AVA, a FAESA teve uma bem-sucedida integração entre a Brightspace e seus cursos EAD e presenciais, que também utilizam a plataforma, contribuindo para melhorar os resultados de milhares de alunos e a adoção da ferramenta pelo corpo docente.
“O aluno precisa entrar (na plataforma) e reconhecer (seu caminho), tendo um vídeo de introdução, com os objetivos que precisa alcançar na disciplina. E depois ele tem uma rota para seguir, textos para ler, questionários para fazer, trabalhos para enviar, recebendo também um cronograma das atividades que vai fazer no semestre inteiro. As cores da plataforma e o modelo de HTML formulado são iguais para todas as disciplinas, mudando apenas o conteúdo de cada professor, para que o aluno tenha noção da trilha que ele tem que percorrer”, conta Juliana.
Criamos um modelo que inclui um vídeo de apresentação da disciplina com os objetivos de aprendizagem, a apresentação do professor, assim como o caminho a ser percorrido dentro da disciplina, o qual chamamos de trilha do conhecimento.
Juliana Santos, professora de graduação e gestora de EAD da FAESA Centro Universitário
Com a montagem da estrutura realizada, a gestão da FAESA criou agentes inteligentes no AVA, que são ações automatizadas programadas, por exemplo, envio de mensagens automáticas ao identifcar e analisar a frequência do acesso dos alunos, acompanhamento de fóruns e criação de cronogramas a serem seguidos pelos professores para postagem de material e de notas em prazos estabelecidos, facilitando ao aluno ter ciência de seu progresso.
O aluno que não acessa a disciplina online por sete dias, por exemplo, recebe um aviso motivacional sobre sua ausência. As coordenações recebem um relatório sobre os acessos e enviam os dados para o professor responsável pela disciplina, que tem a responsabilidade de aproximar-se do aluno seja em ambiente online, seja presencialmente.
E os dados comprovam o êxito do AVA na FAESA. A disciplina de economia, por exemplo, teve uma queda no índice de reprovação de 57 para 27% após a implantação do acompanhamento pedagógico do professor.
Além da padronização e facilitação da curadoria do conteúdo, as ferramentas do AVA Brightspace auxiliaram a FAESA a obter maior adoção da plataforma pelos professores, bem como a criação de uma ferramenta de produtividade para professores e coordenadores, que também é usada nos cursos presenciais.
Para o professor Vitor Nunes Rosa, a D2L proporciona uma sala de aula expandida em seu sentido pleno, com meios facilitadores da interação entre professor-aluno e aluno-aluno, otimizando o processo ensino-aprendizagem. “As ferramentas do AVA possibilitam ao professor atuar como mediador orientando-se pelos pilares da Aula FAESA, pois viabiliza a articulação necessária entre a personalização, a experimentação e a tecnologia. E o aluno participa como protagonista, contando com ferramentas adequadas ao estudo e à pesquisa”, destaca.
Com o sucesso da implementação, a FAESA continua sua jornada na trilha do conhecimento acadêmico de excelência. “Nosso maior foco são metodologias para o Ensino Híbrido. Queremos que todas as disciplinas da Instituição, até 2022, tenham o mesmo modelo, o mesmo template, identifcando que esta é uma página do AVA FAESA”, conclui Juliana. E a Brightspace está pronta para ajudar nesse desafio.
Sobre a Brightspace
A Brightspace é uma plataforma de aprendizado baseada na nuvem que torna o aprendizado misto ou online fácil, flexível e inteligente. O Brightspace é um salto quântico para além do tradicional Sistema de Gestão de Aprendizado (Learning Management System – LMS) – é fácil arrastar e soltar conteúdo para criar cursos envolventes, suporta todos os dispositivos móveis, tem up-time líder no setor e é desenvolvido tendo em mente a acessibilidade de todos os alunos. Além disso, a Brightspace possibilita o futuro da aprendizagem com um mecanismo de jogos, aprendizado adaptável, gerenciamento de vídeo, agentes inteligentes, modelos interativos para o design do curso, suporte total para resultados ou educação baseada em competências e análise de aprendizado acionável.
A Brightspace da D2L foi recentemente nomeado o LMS nº 1 em Higher Ed pela Ovum Research e número 1 em Learning Adaptive pela revista eLearning. Além disso, a Aragon Research incluiu a D2L em sua altamente cobiçada lista Hot Vendors In Learning.
Sobre a D2L
A D2L está convencida de que a aprendizagem é a base fundamental para todo o progresso e as realizações alcançadas até hoje. Trabalhando em estreita colaboração com organizações de todo o mundo, a D2L transformou a forma como milhões de pessoas aprendem online e em sala de aula. Saiba mais sobre as soluções da D2L para escolas, ensino superior e empresas em D2L.com.