Sabemos que o termo da vez é a transformação digital. Estamos acompanhando dezenas… centenas… e milhares de empresas embarcarem em um navio de inovação que tem causado profundas disrupções não somente no mercado, mas também em toda a sociedade e, principalmente, nos hábitos de consumo das pessoas.
Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Huawei, até 2025, a economia digital será responsável por 24% do PIB Mundial.
Um outro estudo, este realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, nos revela que cada dólar investido em tecnologias digitais nos últimos 30 anos adicionou, em média, 20 dólares ao PIB Mundial. Esse resultado é 6 vezes maior se comparado aos investimentos em meios não digitais.
Os benefícios da transformação digital ainda é justificado pelo relatório CEO Outlook 2020, feito pela KPMG. O estudo nos mostra que 67% das empresas que adotaram a digitalização de processos viram seus negócios se tornarem mais competitivos do que eles esperavam.
Com tamanha inovação, o programa de educação corporativa também tem sofrido profundas transformações, não somente por meio da adesão de novas tecnologias, mas também adoção de metodologias inovadoras de aprendizagem e combinação de distintas iniciativas que valorizam a experiência dos colaboradores durante os treinamentos.
Confira nosso novo relatório: Incorporando a transformação digital na educação
Por meio dessas transformações, as organizações têm conseguido implementar um programa de educação corporativa mais robusto e alcançar alguns benefícios, como:
- Aumento do engajamento dos colaboradores;
- Retenção de talentos;
- Redução da rotatividade de funcionários (turnover);
- Aumento da satisfação dos colaboradores com a empresa;
- Construção de planos de carreira sólidos e transparentes;
- Aumento da eficiência e produtividade da operação.
Nesse cenário, continue acompanhando esse texto e confira algumas dicas para revolucionar os treinamentos da sua organização.
Como revolucionar o seu programa de educação corporativa?
Embora pareçam raros, os processos de capacitação dentro das empresas têm ganhado cada vez mais espaço.
No entanto, muitas organizações ainda estão apegadas aos fluxos tradicionais, compostos por treinamentos presenciais em que os colaboradores são reunidos em uma sala e, durante um determinado período, são bombardeados de informações.
Esse tipo de curso de capacitação já fez sentido em algum momento, porém, no mundo atual, os funcionários estão ávidos por novas maneiras de aprender, que estejam adequadas tanto às necessidades da empresa e do mercado, quanto às suas deficiências.
Para atender essas expectativas e acelerar a transformação digital em seu programa de capacitação, os gestores precisam adotar algumas iniciativas, como:
Entenda a realidade da sua empresa e do mercado
O primeiro passo é compreender a realidade da sua empresa e do setor em que ela está inserida. O que isso significa? Estude muito bem os resultados do seu negócio e as suas vulnerabilidades, assim como as lacunas de habilidades que, com certeza, existem na sua operação.
Como dois lados de uma mesma moeda, analise também qual é o posicionamento da sua organização frente aos concorrentes, elencando os pontos fracos e fortes do seu negócio.
Com base nessas informações, você será capaz de identificar em quais aspectos a sua empresa pode melhorar e como o programa de capacitação pode ser um instrumento para isso.
Veja também: O que é o ESG e como essa prática impacta na capacitação e desenvolvimento de pessoas dentro das empresas?
Trace um planejamento
Com os aspectos levantados no tópico anterior, é momento de fazer um planejamento. O ideal é começar traçando quais são os objetivos que a sua empresa possui com as iniciativas de educação corporativa, como aumento do desempenho dos colaboradores ou redução da taxa de turnover.
Em um segundo momento, é preciso criar o chamado Plano de Desenvolvimento Individual ou PDI. Trata-se de um documento importante para alinhar as expectativas dos funcionários com a sua empresa.
De maneira geral, o PDI é uma espécie de planejamento de carreira, em que os colaboradores conseguem compreender quais são as possibilidades de crescimento dentro da empresa e o que precisam desenvolver para alcançar novos cargos ou responsabilidades.
Esse documento faz com que as iniciativas de capacitação profissional tenham um objetivo comum, onde ambos os lados (funcionário e empresa) se empenham para atingirem essas metas.
Reforce a comunicação interna e envolva os colaboradores
Já falamos por aqui em outros artigos que a comunicação interna é uma das bases de um bom programa de educação corporativa. E é justamente essa iniciativa que vai acelerar a transformação digital e colocar todos na “mesma página”.
Por isso, use e abuse das ferramentas de interação. Prepare maneiras de divulgar o seu programa de capacitação e envolver ativamente os colaboradores. Além disso, tenha canais de comunicação para colher a percepção dos seus funcionários e aprimorar constantemente os treinamentos.
Valorize o desenvolvimento de soft skills
Outro ponto que não pode ficar de fora é o desenvolvimento de soft skills. Habilidades como pensamento crítico, liderança, empatia, comunicação, resiliência, trabalho em equipe e ética são capazes de elevar um ambiente de trabalho, garantindo melhor relacionamento de toda a equipe.
Por sua vez, esses aspectos refletem diretamente na maneira como os seus colaboradores lidam com as tarefas do cotidiano, emergências e problemas. Além disso, conflitos internos são rapidamente resolvidos, aumentando a sinergia de todo o time.
Por outro lado, as soft skills aumentam a qualidade do trabalho desenvolvido, agregando criatividade nos fluxos operacionais e dando aos funcionários a oportunidade de desenvolverem novos projetos e soluções.
Conte com a tecnologia
Por fim, não podemos falar sobre transformação digital no programa de capacitação sem citar a adoção de novas tecnologias.
Atualmente, é possível contar com ferramentas focadas na gestão de aprendizagem, que facilitam não somente a criação de cursos, mas também a implementação de novas metodologias e o acompanhamento dos colaboradores.
Você pode se interessar: 7 erros que atrapalham a implementação de uma plataforma digital de aprendizagem na educação corporativa
Acelere a transformação digital do seu programa de capacitação com a Plataforma Brightspace!
A Plataforma Brightspace é um sistema de gestão da aprendizagem completo e inovador. Contando com um layout totalmente intuitivo e responsivo, a Brightspace valoriza a experiência do colaborador durante os treinamentos e pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo.
Permitindo a criação de cursos completos, a Brightspace facilita a personalização de todo o fluxo de aprendizagem, entregando a cada colaborador uma vivência única e efetiva no processo de ensino, de acordo com as suas necessidades.
Além disso, a Brightspace simplifica a implementação de metodologias ativas, como a gamificação, aprendizagem baseada em projetos, ensino híbrido e aprendizagem baseada em competências, assim como adoção de novas iniciativas de ensino, como a microcertificação.
Você quer conhecer mais sobre a Brightspace? Acesse agora mesmo, solicite uma demonstração gratuita e veja como a nossa Plataforma pode elevar o seu programa de capacitação.
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly