Seja criando do zero ou adquirindo um modelo já montado, o programa de capacitação profissional precisa ser de qualidade e alinhado com as necessidades da empresa e das equipes.
Neste texto, você vai conhecer dicas relevantes de como ter um programa de capacitação profissional que realmente vai melhorar a produtividade e o desempenho dos colaboradores.
Conheça as necessidades da sua empresa
Não é qualquer tipo de curso ou treinamento que deve ser oferecido para os seus funcionários. Por mais que seja um conhecimento extra, ele precisa estar de acordo com as necessidades da empresa e as atividades que são pouco exploradas ou que estão trazendo dificuldades para os profissionais.
Para descobrir que assuntos são esses e desenvolver essas competências, vale realizar uma análise completa da empresa e fazer reuniões com a equipe para identificar o que está faltando em termos de conhecimento e técnica para que a produtividade e os resultados aumentem.
Uma outra maneira de descobrir o “norte” para o programa de capacitação profissional é fazer um comparativo das habilidades presentes atualmente nas equipes e as demandas para o futuro. Assim, você poderá preparar os colaboradores desde já para as futuras mudanças do mercado.
Faça um planejamento completo do programa de capacitação profissional
A identificação dessas necessidades poderá ser feita também durante o processo de planejamento do programa de capacitação profissional. Nele, deverão ser levantadas outras questões, como o investimento que será realizado no programa, como os cursos de educação corporativa serão organizados e oferecidos para os funcionários.
O método de ensino, recursos multimídia, trilhas de aprendizagem, suporte e tudo que envolverá a capacitação da equipe precisa ser previamente planejado e analisado. Só então será possível estruturar o treinamento e colocá-lo em prática.
Coloque o plano em prática
Com tudo definido, está na hora de averiguar quais serão os resultados esperados com os novos treinamentos e monitorar a performance e o engajamento dos colaboradores. Incentive a equipe a realizar as atividades e aulas, bem como compartilhar seus conhecimento com o restante dos funcionários.
Essa também é uma boa etapa do seu programa de capacitação profissional para pedir feedbacks ou procurar erros que passaram despercebidos durante a fase de planejamento e ajustá-los o mais rápido possível. O que garante uma boa experiência de aprendizagem para todos os colaboradores/alunos.
Leia também: Como otimizar a experiência de aprendizagem na plataforma EAD
Invista em uma boa plataforma de aprendizagem
Todo o seu planejamento poderá ter sido feito em vão caso escolha uma plataforma que não atenda às suas necessidades e expectativas. Lembre-se de que é por meio do ambiente de aprendizagem que toda a estruturação dos cursos e treinamentos será desenvolvida.
Além disso, será na plataforma de aprendizagem que a capacitação profissional será feita pelos colaboradores. E uma má escolha desse serviço influenciará negativamente na qualidade das aulas e até mesmo no interesse da equipe em continuar estudando.
O mesmo vale para treinamentos comprados. É preciso que a plataforma de ensino seja completa, garanta todos os recursos importantes para o real aprendizado da equipe e mantenha o seu engajamento nos estudos.
Uma ótima plataforma para ajudá-lo no seu programa de capacitação profissional é a Brightspace, da D2L. Com a ferramenta, é possível utilizar diferentes tipos de recursos tecnológicos e ainda contar com um suporte que lhe auxiliará na criação de uma programa de capacitação profissional totalmente personalizado e otimizado para as necessidades da sua empresa.
Entre em contato conosco e comece a montar o seu programa de capacitação profissional agora mesmo!
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly