A Educação Baseada em Competências é uma metodologia ativa que apoia o processo de ensino e visa proporcionar ao aluno melhores oportunidades para desenvolver habilidades necessárias para a execução das atividades.
De maneira geral, também chamado de EBC, esse método de aprendizagem surgiu em meados da década de 90, após a Reforma do Ensino Brasileiro.
Por sua vez, a Educação Baseada em Competências nasceu com o objetivo principal equilibrar o ensino prático e teórico, permitindo que o aluno desenvolva conhecimentos que serão úteis e praticáveis no mercado de trabalho.
Apesar de todas as possibilidades que essa metodologia proporciona às instituições e, principalmente, aos próprios alunos, os centros de ensino brasileiros ainda possuem dificuldades para implementá-la.
Para te ajudar a compreender as principais características, benefícios e como adotar o EBC na sua instituição, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!
Você pode se interessar: O que é a jornada de sucesso do aluno?
Principais características da Educação Baseada em Competências
Na prática, a Educação Baseada em Competências tem como característica principal respeitar o ritmo de aprendizagem do próprio aluno.
Nesse cenário, o maior precursor do ensino não é o período que o estudante leva para desenvolver uma determinada habilidade e sim o aprendizado em si.
Com isso, as grades curriculares rígidas e engessadas perdem espaço para um planejamento acadêmico mais flexível, personalizado e focado nas lacunas que os alunos possuam.
Por outro lado, a Educação Baseada em Competências visa atender às atuais demandas do mercado de trabalho, promovendo uma série de atividades práticas para preparar os estudantes.
Além disso, o EBC auxilia no desenvolvimento de não apenas habilidades técnicas, mas também ações comportamentais (conhecidas como soft skills) tão valorizadas pelas empresas, como autogestão, comunicação e senso crítico.
Diante disso, ao aplicar o EBC, uma série de benefícios são alcançados, como:
- Construção de um ambiente de aprendizado dinâmico e transparente;
- Desenvolvimento da colaboração e criatividade;
- Criação de cursos superiores cada vez mais alinhados com as necessidades do mercado;
- Elaboração de uma grade curricular mais atraente;
- Diferencial competitivo;
- Engajamento e retenção de alunos.
Saiba mais: Inovação na educação: quais são as grandes mudanças do ensino superior no Brasil?
Como aplicar o EBC?
O primeiro passo para aplicar a Educação Baseada em Competências na sua instituição é a construção de um planejamento acertado, que considere não apenas as particularidades da sua IES, mas, principalmente, dos seus alunos.
Para tal, entenda o perfil dos seus estudantes, identifique as principais dúvidas ou lacunas no aprendizado, assim como os aspectos mais demandados no mercado de trabalho.
Toda essa análise permeia a construção de uma grade curricular mais flexível e prática, focada no desenvolvimento de novas habilidades por parte dos alunos.
Por fim, é fundamental contar com ferramentas apropriadas, que permitam a inclusão de atividades dinâmicas e envolventes, além de monitoramento detalhado da participação dos alunos.
Leia mais: O que é o aprendizado adaptativo?
Conheça a plataforma Brightspace!
A plataforma Brightspace pode ajudar a sua instituição na aplicação da Educação Baseada em Competências. O sistema de gestão da aprendizagem, da D2L, permite a criação de cursos e treinamentos no universo digital.
Contando com um design intuitivo e responsivo, a plataforma Brightspace proporciona aos estudantes fácil usabilidade, simplificando todo o processo de ensino online.
Além disso, viabiliza a personalização do sistema de acordo com as necessidades e perfis dos alunos. Possuindo recursos aprimorados de monitoramento, a plataforma também auxilia os professores no acompanhamento desses estudantes.
Você deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte com o apoio da nossa equipe!
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly