A aprendizagem baseada em competências é uma metodologia ativa cada vez mais utilizada no mundo empresarial. Na prática, ela permite que os colaboradores desenvolvam novas habilidades de maneira muito mais estratégica e autônoma, diferenciando dos métodos de treinamento tradicionais.
Sabemos que existem diversas maneiras de aumentar o engajamento e a retenção de talentos. Muitas empresas, por exemplo, apostam nos ganhos monetários, visto que, segundo o ”Report de Engajamento”, 25% dos profissionais respondentes deixariam seus empregos por uma remuneração maior.
Já outras organizações investem em melhor qualidade de vida aos seus colaboradores. Uma pesquisa divulgada pela Revista Exame nos revela que corporações que adotam essas iniciativas são 76% mais atraentes para os funcionários.
Embora o ganho monetário seja sim importante, assim como a construção de um ambiente de trabalho saudável e leve, os treinamentos corporativos têm a chance de não somente elevar o desempenho da operação, mas também proporcionar aos colaboradores crescimento pessoal e profissional.
Nesses aspectos, a implementação da aprendizagem baseada em competências pode ser uma ótima ferramenta para engajar o time nas iniciativas de educação corporativa. Veja abaixo alguns benefícios dessa metodologia.
9 razões para aplicar a aprendizagem baseada em competências na sua empresa
Dentre as principais razões para adotar a aprendizagem baseada em competências na sua organização, podemos citar:
1. Aumenta a satisfação e o engajamento dos seus colaboradores
Como citado, uma das características principais da aprendizagem baseada em competências é a autonomia.
Diferentemente das iniciativas de treinamentos tradicionais, em que os colaboradores tinham um tempo exato de absorção dos conteúdos, nesta metodologia, o que conta para o desenvolvimento de uma nova habilidade não é o tempo em si, mas sim as facilidades ou necessidades da sua operação.
Com isso, aspectos como satisfação e engajamento são aumentados, visto que os funcionários podem comprovar rapidamente um conhecimento prévio e passam a focar tempo e energia em disciplinas que realmente farão a diferença na vida deles.
2. Maximiza a atração e retenção de talentos
A aprendizagem baseada em competências permite planejar e implementar uma operação muito mais sustentável, o que aumenta a atração e retenção de talentos, tornando a sua empresa mais interessante para o mercado.
3. Melhora a qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos pela operação
Por conta da sua facilidade em desenvolver novas competências, com essa metodologia, os funcionários podem aprender habilidades rapidamente e, dessa forma, as organizações têm um aumento considerável na qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos pela operação.
Além disso, a equipe também desenvolve algumas soft skills importantes, como pensamento crítico e criatividade. Com isso, cada vez mais novas soluções começam a ser propostas pelos seus colaboradores, garantindo melhorias contínuas na sua empresa.
4. Aumenta a produtividade e desempenho do time
Elencando o tópico anterior, não é apenas a qualidade dos serviços que é beneficiada, mas também o desempenho do time envolvido nessas atividades.
Com uma visão macro da operação, os colaboradores conseguem focar em atividades estratégicas com muito mais foco e empenho, garantindo aumento considerável da produtividade e desempenho da equipe.
5. Torna a comunicação dos gestores e o time mais transparente
Uma das bases da aprendizagem baseada em competências é a transparência. Tanto os colaboradores quanto os próprios gestores precisam passar por essas iniciativas com muito “pé no chão” e sinceridade, de modo a agregar valor ao programa de educação corporativa.
Por conta disso, a comunicação entre os gestores e os seus funcionários começa a ganhar novos “patamares”, isso porque o time encontra um terreno fértil para explanar suas ideias, dúvidas ou pontos de atenção.
Por outro lado, os líderes têm mais autonomia para dar feedbacks aos seus colaboradores, garantindo assim um crescimento em conjunto saudável e muito sustentável ao longo da carreira desses funcionários.
6. Permite a elaboração de PDIs mais realísticos
O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) é uma espécie de “documento de carreira”. Ou seja, nele está descrito não somente as aspirações dos colaboradores, mas também as oportunidades disponíveis na organização e o que os funcionários precisam desenvolver para alcançar novos patamares.
Quando se tem um programa de educação corporativa robusto e se conta com uma metodologia ativa muito mais personalizada, é possível criar PDIs mais pautados na realidade e garantir que os funcionários tenham acesso a um plano de carreira sólido e transparente.
7. Reduz os conflitos internos
Por meio da aprendizagem baseada em competências é possível suscitar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, comunicação interpessoal e intercultural, trabalho em equipe, cooperação, gestão de conflitos, capacidade de adaptação às mudanças e resiliência.
Diante disso, conflitos internos são reduzidos drasticamente, isso porque qualquer diferença de opinião na operação ou mal entendidos podem ser resolvidos de uma forma muito mais saudável.
8. Reforça a cultura empresarial
Outro ponto que deve ser destacado com base em tudo já mencionado é a cultura empresarial da organização.
Quando se tem fluxos robustos de desenvolvimento, assim como uma comunicação interna sólida, a cultura organizacional ganha novos patamares e se torna muito mais forte, resistente e significativa. Os colaboradores não atuam apenas por resultados, eles trabalham por ideais agregados à missão, visão e valores da empresa.
9. Apoia a maturidade digital das organizações
Por fim, tanto a empresa quanto os seus funcionários se tornam mais adeptos às inovações por meio dessas iniciativas de capacitação, o que apoia diretamente a maturidade digital dessas operações e, consequentemente, o diferencial competitivo.
Conte com a Plataforma Brightspace!
A D2L pode ajudar a sua empresa a implementar treinamentos corporativos robustos e aplicar metodologias ativas inovadoras como a aprendizagem baseada em competências por meio da Plataforma Brightspace.
Consistindo em um sistema de gestão da aprendizagem intuitivo e responsivo, a Plataforma Brightspace se adapta às necessidades da sua organização, garantindo a criação de treinamentos muito mais direcionados e totalmente personalizados.
Além disso, a Plataforma Brightspace valoriza a experiência do usuário e se adapta a qualquer dispositivo, garantindo conectividade e flexibilidade aos colaboradores no momento de realizar os treinamentos.
Por fim, a Plataforma Brightspace conta com recursos inovadores de gestão, em que os líderes conseguem monitorar em tempo real e de maneira muito mais detalhada o desempenho do time.
Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita:
Written by
Stay in the know
Educators and training pros get our insights, tips, and best practices delivered monthly